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dc.creatorRangel Meneses, María Piedad-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705170U8por
dc.contributor.advisor1Guareschi, Neuza Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:33Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2007-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/919-
dc.description.resumoDois estudos sobre redes sociais-pessoais e um sobre redes sociais municipais fizeram parte da tese. O primeiro foi sobre a mudança da rede social-pessoal de uma família imigrante ao longo do tempo e o objetivo estudar o movimento ao longo de 24 meses, das redes sociais de uma família latino-americana, imigrante em Porto Alegre e sua relação com a estrutura familiar. Os instrumentos utilizados foram: o Mapa de Redes; espaços conversacionais; o FACES III escala que avalia a estrutura e o funcionamento familiar, nas dimensões de adaptação e coesão familiar; e o genograma trasgeracional. Foi possível acompanhar várias crises culturais no microssistema familiar e avaliar como aspectos contextuais do macrossistema cultural e político impactam e dificultam aos imigrantes a inserção no país de acolhida. Também, evidenciam-se fortalezas da família quanto à ativação da rede, propiciando espaços para a inclusão na cultura majoritária. O segundo artigo apresenta o estudo que acompanhou, durante um ano, três turmas de calouros de cursos diurnos de uma universidade, localizada no norte do estado de Rio Grande do Sul, com o objetivo de estudar as mudanças estruturais e funcionais do mapa de rede social-pessoal. Observou-se a importância de espaços de reflexão para facilitar nos acadêmicos a inserção ao contexto universitário. Por fim o terceiro estudo mapeou as redes sociais de uma instituição de cuidado à criança e ao adolescente, em um município do norte do estado de Rio Grande do Sul. Os achados mostram uma rede de redes, isomórfica desde o microssistema até o exossistema e constituída por 69 instituições com 263 conexões entre elas. A respeito das funções encontramos dificuldade para dar conta da promoção do bem-estar da criança e do adolescente já que as necessidades demandadas pela comunidade, as famílias e os adolescentes e crianças não têm satisfação por sobreposição de tarefas e funções nas diversas instituições cujo propósito é auxiliar este tipo de população, o que produz dificuldade na manutenção da identidade institucional. Além dos artigos apresento dois capítulos no formato de livro, o primeiro sobre os conceitos das redes sociais-pessoais à luz do paradigma ecossistêmico e o último discute o percurso metodológico que atravessa as três pesquisas realizadas. Os referenciais teórico-metodológicos e paradigmáticos de orientação ecossistêmica construtivista permitiram a compreensão das transições e mudanças nas redes sociaispor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389616.pdf: 1740265 bytes, checksum: f1c069209624be451ee5b89ff5773e73 (MD5) Previous issue date: 2007-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7242/389616.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectREDES SOCIAISpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subjectIMIGRANTES - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectACULTURAÇÃOpor
dc.subjectFAMÍLIA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleRedes sociais pessoais : conceitos, práticas e metodologiapor
dc.typeTesepor
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