Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9190
Tipo do documento: Dissertação
Título: Streaming de jogos como sistema de performances : um olhar sobre a transmissão ao vivo de uma streamer de Fortnite através da Twitch
Autor: Dallegrave, Letícia 
Primeiro orientador: Pase, André Fagundes
Resumo: Este trabalho observa como o ato de transmitir online jogos digitais é formado por um conjunto de performances simultâneas entre jogo, jogador, plataforma e audiência para criar uma forma de entretenimento ao vivo. Para tanto, há um resgate conceitual sobre performance com a devida contextualização neste ambiente, seguida da discussão sobre este comportamento que une jogar e assistir através da mediação de uma plataforma. Assim, a pesquisa realizou um Estudo de Caso (YIN, 2010) da produtora de conteúdo Loeya, conhecida por apresentar partidas de Fortnite no seu canal na plataforma Twitch. O gameplay é alterado quando compartilhado e o papel do jogador passa a ser múltiplo, pois também é um streamer. A audiência possui agência e passa de espectador a coparticipante, se assim desejar. A plataforma influencia diretamente e indiretamente performance ao vivo. O jogo digital funciona como ferramenta performática e oferece contexto para as ações transmitidas.
Abstract: This research observes how the act of transmitting digital games online is formed by a set of simultaneous performances between game, player, platform and audience to create a form of live entertainment. For this, there is a conceptual rescue on performance with the proper contextualization in this environment, followed by the discussion on this behavior that unites playing and watching through the mediation of a platform. The research carried out a Case Study (YIN, 2010) of the content producer Loeya, known for presenting Fortnite matches on her channel on the platform Twitch. The gameplay is changed when shared and the player's role becomes multiple, as he is also a streamer. The audience has an agency and changes from spectator to coparticipant, if desired. The platform, directly and indirectly, influences live performance. The digital game works as a performance tool and provides context for the transmitted actions.
Palavras-chave: Comunicação
Streaming de jogos
Performance
Twitch
Fortnite
Communication
Streaming
Performance
Twitch
Fortnite
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9190
Data de defesa: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA_DALLEGRAVE_DISSERTACAO (1).pdfLETICIA_DALLEGRAVE_DIS5,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.