Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9109
Tipo do documento: Tese
Título: Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses
Autor: Oliveira, Victor Hugo Nedel 
Primeiro orientador: Santos, Andreia Mendes dos
Resumo: A temática das Culturas Juvenis vem ganhando cada vez mais espaço na agenda da sociedade contemporânea. Da mesma forma, as vivências sociais de maior parte da população brasileira se dão em espaços urbanos. A cidade tornou-se, então, espaço e cenário da sociabilidade moderna juvenil. Esta Tese de Doutorado teve como objetivo principal analisar as percepções e vivências urbanas da cidade por jovens escolarizados de distintos segmentos sociais, em Porto Alegre. Enquanto justificativas, a escassez estudos sobre o tema configura-se importante, porém as fundamentais são o desenvolvimento de uma melhor compreensão dos sujeitosjovens que estão nas escolas e a forma como os estudos da cidade podem contribuir na educação contemporânea. Dois eixos compuseram o marco teórico da pesquisa: culturas juvenis, a partir dos autores José Machado Pais, Carles Feixa Pampols, Juarez Dayrell, Paulo Carrano, dentre outros; e apropriação do espaço urbano, com os autores Lana de Souza Cavalcanti, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Y-Fu Tuan e outros. A investigação configurou-se como um estudo descritivo de caso múltiplo. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia da pesquisa foi definia como multi-método, sendo realizadas quatro etapas de coletas de dados como as principais estratégias de investigação: aplicação de questionário; escrita de uma carta a um visitante hipotético; grupos focais e observações em campo. Os resultados apontaram que existem diferenças abruptas entre as realidades dos jovens de uma escola pública e de uma escola privada, que dizem respeito aos aspectos sociais, econômicos e dos mais variados tipos de acessos. As palavras “assalto” e “insegurança” são as mais notórias quando se pergunta quais as primeiras palavras que lhes vinham à mente quando pensam em Porto Alegre, o que denota que o tema da segurança pública constitui categoria central na investigação. Alguns espaços na cidade de Porto Alegre são de convergência dos jovens, como, por exemplo, o Parque Farroupilha, o Barra Shopping Sul e a Orla do Gasômetro. Já outros espaços são de divergência no fluxo desses jovens, com destaque para os espaços de alimentação. Para além dos espaços de trânsito e pertença juvenil, há convergência na ideia de que Porto Alegre necessita de mais segurança e que cultura e lazer são as principais vantagens de morar em Porto Alegre. Os jovens sujeitos da investigação levariam um visitante hipotético para visitar distintos pontos da cidade, sendo esses pontos localizados na zona central e na direção da zona sul de Porto Alegre. Ao mesmo tempo, alertam aos visitantes para o tema da insegurança pública. Ao mesmo tempo em que os jovens, em diversos momentos da investigação, manifestaram sentir medo na cidade, expressam sua esperança e seus desejos de viver em uma cidade mais segura e com menos desigualdades. Três categorias, portanto, foram centrais no estudo: segurança; os espaços, com suas convergências, divergências e fluxos; e a esperança em uma cidade melhor. É possível concluir, então, que as percepções e experiências urbanas contribuem de maneira direta com a construção identitária dos jovens. A cidade imprime seus contributos nos jovens e esses imprimem suas práticas culturais na cidade.
Abstract: El tema de las culturas juveniles ha ido ganando más espacio en la agenda de la sociedad contemporánea. Del mismo modo, las experiencias sociales de la mayoría de la población brasileña ocurren en espacios urbanos. La ciudad se convirtió en el espacio y escenario de la moderna sociabilidad juvenil. Esta tesis doctoral tuvo como objetivo principal analizar las percepciones y experiencias urbanas de la ciudad por parte de jóvenes escolarizados de diferentes segmentos sociales, en Porto Alegre. Como justificación, la escasez de estudios sobre el tema es importante, pero los fundamentales son el desarrollo de una mejor comprensión de los sujetos jóvenes que están en las escuelas y cómo los estudios de la ciudad pueden contribuir a la educación contemporánea. Dos ejes conformaron el marco teórico de la investigación: culturas juveniles, de los autores José Machado País, Carles Feixa Pampols, Juárez Dayrell, Paulo Carrano, entre otros; y apropiación del espacio urbano, con los autores Lana de Souza Cavalcanti, Milton Santos, Rogério Haesbaert, Y-Fu Tuan y otros. La investigación se configuró como un estudio de caso descriptivo múltiple. Para lograr los objetivos propuestos, la metodología de investigación se definió como multimétodo, realizándose cuatro etapas de recolección de datos como las principales estrategias de investigación: aplicación de cuestionarios; escribir una carta a un visitante hipotético; grupos focales y observaciones de campo. Los resultados mostraron que hay diferencias abruptas entre las realidades de los jóvenes de una escuela pública y de una escuela privada, que se refieren a los aspectos sociales, económicos y los más variados tipos de acceso. Las palabras "asalto" e "inseguridad" son las más notorias cuando se les pregunta cuáles son las primeras palabras que se les ocurren cuando piensan en Porto Alegre, lo que denota que el tema de la seguridad pública es una categoría central en la investigación. En algunos espacios de la ciudad de Porto Alegre convergen jóvenes, como el Parque Farroupilha, Barra Shopping Sul y Orla do Gasômetro. Otros espacios, por otro lado, divergen en el flujo de estos jóvenes, con énfasis en los espacios de comida. Además de los espacios de tránsito y pertenencia juvenil, existe una convergencia en la idea de que Porto Alegre necesita más seguridad y que la cultura y el ocio son las principales ventajas de vivir en Porto Alegre. Los jóvenes sujetos de la investigación llevarían a un visitante hipotético a visitar diferentes puntos de la ciudad, estos puntos se ubicarían en el área central y hacia el área sur de Porto Alegre. Al mismo tiempo, alertan a los visitantes sobre el tema de la inseguridad pública. Al mismo tiempo que los jóvenes, en diferentes momentos durante la investigación, expresaron temor en la ciudad, expresaron su esperanza y su deseo de vivir en una ciudad más segura y con menos desigualdad. Por lo tanto, tres categorías fueron centrales para el estudio: seguridad; espacios, con sus convergencias, divergencias y flujos; y espero una mejor ciudad. Es posible concluir, entonces, que las percepciones y experiencias urbanas contribuyen directamente a la construcción de identidad de los jóvenes. La ciudad imprime sus contribuciones en los jóvenes e imprimen sus prácticas culturales en la ciudad.
The theme of Youth Cultures has been gaining more and more space in the agenda of contemporary society. Similarly, the social experiences of most of the Brazilian population occur in urban spaces. The city then became the space and scene of modern youth sociability. This PhD Thesis had as main objective to analyze the perceptions and urban experiences of the city by educated young people from different social segments, in Porto Alegre. As justifications, the scarcity of studies on the subject is important, but the fundamental ones are the development of a better understanding of the young subjects who are in schools and how city studies can contribute to contemporary education. Two axes made up the theoretical framework of the research: youth cultures, from the authors José Machado Pais, Carles Feixa Pampols, Juarez Dayrell, Paulo Carrano, among others; and appropriation of urban space, with authors Lana de Souza Cavalcanti, Milton Santos, Rogério Haesbaert, YFu Tuan and others. The investigation was configured as a descriptive multiple case study. To achieve the proposed objectives, the research methodology was defined as multi-method, being performed four stages of data collection as the main research strategies: questionnaire application; writing a letter to a hypothetical visitor; focus groups and field observations. The results showed that there are abrupt differences between the realities of young people from a public school and from a private school, which concern the social, economic aspects and the most varied types of access. The words “assault” and “insecurity” are the most notorious when asked what are the first words that came to mind when they think of Porto Alegre, which denotes that the topic of public security is a central category in the investigation. Some spaces in the city of Porto Alegre are where young people converge, such as Parque Farroupilha, Barra Shopping Sul and Orla do Gasômetro. Other spaces, on the other hand, diverge in the flow of these young people, with emphasis on the food spaces. In addition to the spaces of transit and youth belonging, there is a convergence in the idea that Porto Alegre needs more security and that culture and leisure are the main advantages of living in Porto Alegre. The young subjects of the investigation would take a hypothetical visitor to visit different points of the city, these points being located in the central area and towards the south area of Porto Alegre. At the same time, they alert visitors to the topic of public insecurity. At the same time that young people, at different times during the investigation, expressed fear in the city, they expressed their hope and their desire to live in a safer city with less inequality. Therefore, three categories were central to the study: security; spaces, with their convergences, divergences and flows; and hope for a better city. It is possible to conclude, then, that urban perceptions and experiences contribute directly to the identity construction of young people. The city prints its contributions on young people and they print their cultural practices in the city.
Palavras-chave: Culturas juvenis
Juventudes
Espaço
Cidade
Desigualdades educativas
Culturas Juveniles
Juventudes
Espacio
Ciudad
Desigualdades educativas
Youth Cultures
Youths
Space
City
Educational Inequalities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9109
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR HUGO NEDEL OLIVEIRA 03-03-2020.pdfTES_VICTOR_HUGO_NEDEL_OLIVEIRA_COMPLETO5,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.