Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9105
Tipo do documento: Tese
Título: Em direção a ...: um estudo sobre estados ampliados de consciência e produção de conhecimento em dança
Autor: Umann, Jair Felipe Bonatto 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Resumo: Há muito, os estados ampliados de consciência são utilizados pela humanidade, desde cientistas, médicos e artistas até xamãs, pajés, babalorixás e yalorixás, dentre outros, com o objetivo de criar, curar, resolver conflitos ou obter experiências estéticas. É enorme a gama de motivos que inspiram os seres humanos a buscar esses estados. Posto isso, esta tese se destina, através da influência da perspectiva metodológica da a/r/tografia, investigar como se dá a produção de conhecimento em dança a partir de estados ampliados de consciência. Como objetivos específicos, estão construir e propor uma metodologia de trabalho que vise à produção de conhecimento em dança e que tenha como ponto de partida vivências em estados ampliados de consciência e, ainda, investigar como esses procedimentos metodológicos influenciam na produção de conhecimento em dança. Dessa maneira, a tese organiza-se em quatro grandes capítulos que, respectivamente, se dedicam a apresentar e contextualizar o tema da pesquisa; tecer discussões teóricas sobre a produção de conhecimento em dança e sobre a perspectiva transpessoal na abordagem dos estados ampliados de consciência; delinear procedimentos metodológicos tendo a a/r/tografia como central e apresentar a incursão no campo de investigação; e expor e discutir as emergências do processo do trabalho. Esta pesquisa veicula como a metodologia desenvolvida possibilitou que as participantes da pesquisa se implicassem em ações de produção de conhecimento em dança a partir de vivências em estados ampliados de consciência, o que se revelou como um caminho profícuo, expandindo o campo do possível na área de concentração do estudo. Além disso, a investigação aponta para novas possibilidades de ações no campo acadêmico, principalmente no contexto do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, instituição onde o autor atua como docente.
Abstract: Expanded states of consciousness have long been used by humanity, from scientists, doctors and artists to shamans, pajés, babalorixás and yalorixás, among others, with the aim of creating, healing, resolving conflicts or obtaining aesthetic experiences. The range of reasons that inspire human beings to pursue these states is enormous. That said, this thesis is intended, through the influence of the methodological perspective of a/r/tography, to investigate how the production of knowledge in Dance occurs based on altered states of consciousness. The specific objectives are to build and propose a work methodology that aims at the production of knowledge in Dance and that has as a starting point experiences in altered states of consciousness and, still, investigate how these methodological procedures influence the production of knowledge in Dance. Thus, the thesis is organized into four major chapters that, respectively, are dedicated to presenting and contextualizing the research theme; to conducting theoretical discussions about the production of knowledge in Dance and about the transpersonal perspective in addressing the altered states of consciousness; to outlining methodological procedures with a/r/tography as central and to presenting the incursion into the field of investigation; and to exposing and discussing the emergencies of the work process. This research conveys how the methodology developed enabled the research participants to be involved in actions of production of knowledge in Dance based on experiences in altered states of consciousness, which proved to be a fruitful path, expanding the field of what is possible in the area of study. In addition, the investigation points to new possibilities for actions in the academic field, especially in the context of the Degree in Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, institution where the author works as a professor.
Palavras-chave: Produção de conhecimento
Dança
A/r/tografia
Estados ampliados de consciência
Educação
Criação
Stanislav Grof
Transpessoal
Production of knowledge
Dance
A/r/tography
Expanded states of consciousness
Education
Creation
Stanislav Grof
Transpersonal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9105
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_JAIR_FELIPE_BONATTO_UMANN_COMPLETO.pdfTES_JAIR_FELIPE_BONATTO_UMANN_COMPLETO8,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.