Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
Tipo do documento: Tese
Título: Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
Autor: Reino, Luciana da Silva Souza 
Primeiro orientador: Tonin, Juliana
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar novas formas de pensar e reconfigurar o slogan na contemporaneidade. A partir da premissa de que os slogans da atualidade apresentam novas configurações textuais, elegemos a Grounded Theory (GT) como metodologia que orientou a construção de um corpus empírico e a codificação de dados. O corpus foi composto por 1250 slogans, retirados de anúncios veiculados na Revista Veja entre os anos 2001 e 2015. Além da construção e consequente análise de categorias que demonstraram a existência de estruturas textuais regulares, palavras de uso frequente e padrões mais comuns na composição dos slogans. Para proceder as análises e para a posterior comparação de literatura proposta pela GT, elegemos os estudos em sintaxe textual e estilística (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), linguagem e discurso (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).
Abstract: This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).
Palavras-chave: Comunicação
Slogan
Propaganda
Linguagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
Data de defesa: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES1,94 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.