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dc.creatorCotrena, Charles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855513001267145por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918287268298812por
dc.date.accessioned2019-10-21T19:16:46Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8962-
dc.description.resumoEsta tese de doutorado insere-se na intersecção entre a neuropsicologia cognitiva, neuropsicologia clínica e a psicopatologia do transtorno bipolar (TB). Intitula-se “What is asserted with evidence cannot be dismissed without evidence: Modelos explicativos baseados em evidências para a neurocognição nos transtornos bipolares”, sendo composta por quatro estudos empíricos que tiveram por objetivo investigar componentes executivos e mnemônicos, e sua relação com variáveis clínicas, sociodemográficas, funcionais e de reserva cognitiva em pacientes com TBI e TBII. O primeiro intitula-se “Bipolar disorder psychopathology and neuropsychology: a state-ofthe-art meta-analysis of executive functions and episodic memory”, e utilizou métodos de metanálise e metaregressão para analisar os dados de 126 estudos e 14402 participantes, entre sujeitos controle, portadores de TBI e TBII. Portadores de TBI apresentaram desempenho prejudicado comparado a sujeitos controle em todas as funções cognitivas e mnemônicas, com tamanhos de efeito médios a grandes. Portadores de TBII apresentaram pior desempenho do que sujeitos controle com tamanhos de efeito pequenos a médios. Diferenças pequenas, porém significativas, também foram encontradas em todas as funções com exceção do controle inibitório entre portadores de TBI e TBII. Análises de meta-regressão ressaltaram a influência da educação, escores de (hipo)mania e uso de lítio na magnitude das diferenças cognitivas entre sujeitos controle e portadores de TB. No segundo estudo, já publicado, “The predictive role of daily cognitive stimulation on executive functions in bipolar disorder”, foram construídos modelos de regressão linear para estimar o papel preditivo de fatores clínicos e sociodemográficos nas funções executivas. O estudo apontou que a frequência de leitura e escrita, QI e diagnóstico previram 38,1% da variância no controle inibitório. O diagnóstico e QI previram 24,9% da variância na memória de trabalho. A flexibilidade cognitiva apresentou apenas um preditor significativo: a frequência de leitura e escrita, que explicou 7.6% da variância nestes escores. No terceiro estudo empírico, intitulado “Modelo Preditivo de Funções Executivas por Equação Estrutural no Transtorno Bipolar: o papel da reserva cognitiva e de variáveis clínicas e demográficas para a neurocognição” foi construído modelo de equação estrutural para prever os seguintes fatores executivos latentes: memória de trabalho, fluência verbal, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. As variáveis com maior poder preditivo sobre cada uma das FE foram a idade dos participantes, seu diagnóstico, sintomas depressivos e reserva cognitiva. A reserva cognitiva agiu como mediadora do impacto de fatores como a idade, diagnóstico, sintomas depressivos e tentativas de suicídio nas FE. Por fim, no quarto estudo, intitulado “Modelo preditivo de funcionalidade por equação estrutural no transtorno bipolar: contribuições de variáveis clínicas, demográficas, neurocognitivas e de reserva cognitiva”, foi utilizada abordagem estatística similar ao Estudo 3, porém com o intuito de investigar os preditores e mediadores da funcionalidade de portadores de TBI, TBII e sujeitos controles. Foram identificados dois fatores amplos de funcionalidade, referindo-se aos âmbitos instrumental e interpessoal, respectivamente. Ambos fatores latentes de funcionalidade foram previstos negativamente pelos sintomas depressivos, e positivamente pela reserva cognitiva. A funcionalidade interpessoal sofreu efeito negativo do TBI e histórico de transtornos por uso de substâncias. Já a funcionalidade instrumental foi influenciada negativamente pela presença de um TB. Estes modelos auxiliaram na identificação de preditores, moderadores e mediadores da cognição e funcionalidade no TB, contribuindo para o desenvolvimento de intervenções e métodos de tratamento baseados em evidências além de oferecerem importantes variáveis potencialmente profiláticas a serem empregadas em programas de saúde pública para estas populações.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis deals with the intersection of cognitive neuropsychology, clinical psychology and the psychopathology of bipolar disorder (BD). This thesis, titled “What is asserted with evidence cannot be dismissed without evidence: Modelos explicativos baseados em evidências para a neurocognição nos transtornos bipolares”, comprises four empirical studies of the association between of executive and mnemonic abilities to clinical, sociodemographic, functional and cognitive reserve variables in BDI and BDII. The first study, “Bipolar disorder psychopathology and neuropsychology: a state-of-the-art meta-analysis of executive functions and episodic memory”, involved a meta-analysis and meta-regression of 126 studies with a total of 14402 participants. Results revealed widespread cognitive impairments in BDI, with moderate to large effect sizes. Patients with BDII performed worse than control subjects with small-to-medium effect sizes for executive functions (EF) and memory. Small but significant differences were also identified between BDI and BDII on all cognitive functions except inhibitory control. Moderator analyses highlighted the role of education, (hypo)manic symptoms and lithium use in cognitive impairment in BD. The second empirical study, “The predictive role of daily cognitive stimulation on executive functions in bipolar disorder”, involved linear regression models of working memory, inhibitory control and cognitive flexibility. Stepwise hierarchical regression models revealed that the frequency of reading and writing, IQ and diagnosis predicted 38.1% of the variance in inhibition. Diagnosis and IQ predicted 24.9% of the variance in working memory scores. Cognitive flexibility was predicted by reading and writing only, which accounted for 7.6% of the variance in this construct. The third empirical study, “Modelo Preditivo de Funções Executivas por Equação Estrutural no Transtorno Bipolar: o papel da reserva cognitiva e de variáveis clínicas e demográficas para a neurocognição” involved the construction of structural equation models to predict the following latent executive abilities: working memory, verbal fluency, inhibitory control and cognitive flexibility. The most significant predictors of executive performance in these models were age, diagnosis, depressive symptoms and cognitive reserve. The later also mediated the effects of age, diagnosis, depressive symptoms and history of suicide attempts on the EF. Lastly, the fourth study, “Modelo preditivo de funcionalidade por equação estrutural no transtorno bipolar: contribuições de variáveis clínicas, demográficas, neurocognitivas e de reserva cognitiva”, involved a similar statistical approach to study 3, but focused on the predictors and mediators of functioning in BDI, BDII and control subjects. Two main facets of functioning were identified in the study, and referred to as instrumental and interpersonal functioning, respectively. Both were negatively influenced by depressive symptoms, and positively influenced by cognitive reserve. Interpersonal functioning suffered a negative effect of BDI and history of substance use disdorers. Instrumental functioning also suffered a negative influence of a diagnosis of BD. These models contributed to the identification of predictors, moderators and mediators of functioning and cognition in BD, contributing to the development of evidence-based treatments and interventions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2019-10-08T12:12:37Z No. of bitstreams: 1 CHARLES_COTRENA_TES.pdf: 2216843 bytes, checksum: 0ac9584b1355ce7cf7746e0c9a3756fb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-10-21T19:04:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHARLES_COTRENA_TES.pdf: 2216843 bytes, checksum: 0ac9584b1355ce7cf7746e0c9a3756fb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T19:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHARLES_COTRENA_TES.pdf: 2216843 bytes, checksum: 0ac9584b1355ce7cf7746e0c9a3756fb (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176951/TES_CHARLES_COTRENA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno Bipolarpor
dc.subjectFunção Executivapor
dc.subjectReserva Cognitivapor
dc.subjectFuncionalidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleWhat is asserted with evidence cannot be dismissed without evidence : modelos explicativos baseados em evidências para a neurocognição nos transtornos bipolarespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao21/10/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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