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dc.creatorPalma, Yáskara Arrial-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751157H4por
dc.contributor.advisor1Strey, Marlene Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:27Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.citationPALMA, Yáskara Arrial. Gênero, família e escola : a homomaternidade na sala de aula. 2014. 25 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/890-
dc.description.resumoA presente tese propõe uma reflexão sobre a relação entre as famílias homomaternais e as escolas na contemporaneidade. Objetivo: investigar as relações existentes entre as famílias homomaternais e o contexto escolar, identificando e compreendendo como ocorre a interlocução entre eles e também entre algumas políticas públicas. Método: Foram realizados dois estudos qualitativos e exploratórios que resultaram em quatro artigos. O primeiro estudo foi uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Programa Brasil sem Homofobia e dos Planos Nacionais de Direitos Humanos I, II e III. Para a realização do segundo estudo, foram utilizadas entrevistas narrativas para pesquisar onze mães lésbicas que possuíam crianças e adolescentes em idade escolar, além de quatro orientadoras educacionais. Em ambos os estudos, utilizouse análise de discurso sob a ótica dos estudos feministas de gênero e da Psicologia Social Sócio-Histórica para realizar as análises. Resultados: Foi possível identificar a importância de criação de políticas públicas para visibilizar o público LGBT na educação, porém não são ações suficientes para contribuir de modo efetivo na transformação da realidade escolar. As mães sentem-se acolhidas e compreendidas nas escolas escolhidas. Apesar de apresentarem entendimentos bastante amplos do que é considerado família, as educadoras educacionais ainda carregam em seus discursos atravessamentos da heteronormatividade e do patriarcado ainda vigentes. Considerações Finais: A instituição escolar está se transformando, porém temáticas como orientação sexual ainda são tratadas de modo invisibilizado e individualizado. Torna-se cada vez mais urgente que a instituição escolar abra espaço para que as temáticas marginalizadas tenham voz e sejam ouvidas.por
dc.description.abstractThis thesis proposes a reflection on the relationship between homomaternal families and schools nowadays. Objective: To investigate the relationships between homomaternal families and the school context, identifying and understanding how the dialogue between them and also between some public policy occurs. Method: two qualitative and exploratory studies were performed which resulted in four articles. The first study was a documental review of the National Curriculum Parameters (PCN), the Brazil Without Homophobia Program and the National Human Rights Plans I, II and III. Narrative interviews were used to conduct the second study, searching for lesbian mothers had eleven children and adolescents of school age, plus four pedagogical supervisors. In both studies, we used discourse analysis from the perspective of feminist studies of gender and Socio-Historical Social Psychology to perform the analysis. Results: It was possible to identify the importance of creating public policies to visualize the LGBT public education, but they are not enough measures to contribute effectively in transforming the school reality. Mothers feel accepted and understood in the chosen schools. Despite presenting very wide understandings of what is considered family, pedagogical supervisors still carry on their discourses crossings of heteronormativity and patriarchy still in effect. Conclusion: The school is changing, but issues such as sexual orientation are still treated in a non-visualized way and in an individualized manner. It becomes increasingly urgent that schools open space for marginalized subjects to have a voice and be heard.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 463965.pdf: 712234 bytes, checksum: 9551f85d453483f8feae11f2310180d7 (MD5) Previous issue date: 2014-11-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7633/463965.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectPSICOLOGIA ESCOLARpor
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpor
dc.subjectRELAÇÕES FAMILIARESpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectHOMOSSEXUALISMO - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleGênero, família e escola : a homomaternidade na sala de aulapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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