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Tipo do documento: Tese
Título: Da escola pública à universidade : trajetórias de sucesso escolar
Autor: Aguiar Neto, Jorge Morgan de 
Primeiro orientador: Salata, André Ricardo
Resumo: O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar a trajetória de estudantes de origem popular com êxito escolar, contribuindo para a explicação do fenômeno no contexto da formação superior. Partimos do pressuposto de que os estudantes de origem popular, oriundos do ensino médio público com defasagem de capitais (cultural, econômico, social e político), são considerados de exceção quando, superando as dificuldades de sua classe de origem, recorrentes em um país marcado por enormes disparidades socioeconômicas e culturais e, por conseguinte, grandes desigualdades de oportunidades educacionais, acessam o ensino superior. Mas como esse estudante, que foge às previsões estatísticas de fracasso escolar, reverte uma situação pessoal de vulnerabilidade, transformando-se em um caso improvável de êxito e longevidade escolar? Essa questão será investigada através de uma pesquisa qualitativa apoiada na coleta de dados acerca das experiências e trajetórias dos estudantes a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas, buscando aprofundar os elementos sociais que agem na formação de suas disposições. A pesquisa busca aprofundar a produção teórica sobre o tema do sucesso escolar, bem como gerar novas informações sociológicas que poderão subsidiar futuras pesquisas na área das desigualdades de oportunidades educacionais e políticas públicas na área da educação.
Abstract: L’objectif de cette recherche est de connaître et d’analyser le parcours d’étudiants brésiliens qui, issus de milieux populaires, ont eu des réussites scolaires, et ainsi de contribuer à expliquer ce phénomène dans le cadre de l’enseignement supérieur. Nous les considérons des cas exceptionnels dans la mesure où, ayant conclu leurs études au lycée public malgré toutes sortes de manque de capital (culturel, économique, social et politique), ils ont surmonté les difficultés de leur classe sociale d’origine – courantes dans un pays marqué par de gros décalages sociaux, économiques et culturels et, par conséquent, de fortes inégalités de chances éducatives – et ont accédé à l’université. Mais comment ces étudiants, qui échappent aux statistiques d’échec scolaire, transforment des situations personnelles sensibles en des cas de réussites improbables et de continuité scolaire ? Nous répondons à cette question à l’aide d’une étude qualitative fondée sur le recueil, à travers questionnaires et entretiens semi-directifs, des expériences et des mémoires d’étudiants, afin d’approfondir l’analyse des éléments sociologiques qui jouent sur la formation de leurs dispositions. Cette recherche enrichit la production théorique concernant la thématique de la réussite scolaire, ainsi qu’elle fournit de nouveaux éléments sociologiques afin d’encourager d’autres études dans le domaine des inégalités de chances à l’école et des politiques publiques d’éducation.
This work aims at getting to know and analyzing the trajectory of public school students who achieve educational attainment – contributing to explain this phenomenon in the higher education context. This work is based on the premise that public school students are considered an exception when they have higher education. Despite cultural, economic, social and political deficits and great inequality of educational opportunities, those students manage to overcome recurrent and common difficulties related to their origins and to their country with socioeconomic and cultural gap. But how do those students – who manage to go against the statistical prediction of educational failure – change their own personal situation of vulnerability, becoming improbable cases of successful and long-term students? This issue has been investigated through some qualitative research based on data about those students’ experiences and trajectories. Thus, semi-structured interviews were carried out, aiming at giving a close look at social elements that influence those students’ dispositions. This work aims at deepening theoretical production on educational attainment as well as elaborating new sociological information which can subsidize some future research on inequality of educational opportunities and public policies in the educational field
Palavras-chave: Estudantes de Origem Popular
Disposições
Ensino Superior
Sucesso Escolar
Desigualdades de Oportunidades Educacionais
Étudiants Issus de Milieux Populaires
Dispositions
Réussite Scolaire
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8875
Data de defesa: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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