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dc.creatorLodeyro, Camila Ferrazzo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877376518453135por
dc.contributor.advisor1Ferraro, José Luís Schifino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175334112963316por
dc.date.accessioned2019-09-10T12:49:06Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8870-
dc.description.resumoSendo o espaço escolar de extrema importância ao encontro de saberes, esse estudo se propôs a investigar como se desenvolve o Programa de Saúde na Escola (PSE) em uma escola de ensino fundamental na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa foram três profissionais da educação, que atuam nessa escola, e um profissional da saúde da Unidade Básica de Saúde e Posto de saúde (UBS) que acolhe a escola nesse Município. Eles forneceram subsídios para o entendimento de como se planejam, executam, registram e são medidos os resultados das ações dessa política pública no cenário do estudo. Além deles, foi um elemento importante da pesquisa a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos documentos norteadores do PSE. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas, utilizando a metodologia Snowball. A análise foi realizada a partir da triangulação desses dados, utilizando o método de análise de conteúdo do tipo temática. Os dados obtidos foram utilizados como subsídios para a reflexão e para evidenciar as práticas pedagógicas e os saberes construídos que advêm da aplicação desse programa. Para essa leitura emergiram três categorias temáticas - Planejamento, execução e resultados do PSE: Do manual à realidade; Articulação entre profissionais de saúde e educação e a relação com os saberes construídos; Fortalezas e fragilidade do PSE: Sintonia política e mudança cultural - que procuraram responder aos objetivos do estudo. A pesquisa mostrou, que mesmo com alguns entraves na execução do programa, as possibilidades de sucesso que o PSE pode trazer à tona ao contexto escolar são reais, visto que é um programa muito bem desenhado, cujo potencial poderia permitir o fomento da melhoria da saúde dos educandos e demais membros da comunidade escolar, bem como da comunidade do entorno.por
dc.description.abstractConsidering the importance of the scholar space for a meeting promotion of several types of knowledge, this study aims to investigate how Health in School Programme (PSE) is being developed in a public primary school located in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As subjects of this research were interviewed four: three whose background was in education and who works at the mentioned school and one that was a health professional – nurse at the Basic Health Unit that attends the school in this Municipality. They provide insights into how to plan, execute, record and measure actions of PSE as a public policy considering this study scenario. Besides them, the School's Political Pedagogical Project (PPP) document analysis and Health in School Programme guiding document were important elements for the research. Data collection took place through document analysis and semi-structured interviews, using the snowball methodology. A global analysis was performed from the triangulation of these data, using the thematic analysis method. Data obtained was analyzed and used as subsidy for reflection and to try to evidence the pedagogical practices linked to the possibility of built knowledge that comes from the application of this programme. From this perspective, emerged three thematic categories –Planning, execution and results of the PSE: from manual to reality; Articulation between health professionals and education and the relationship with the knowledge built and; Strengths and fragility of the PSE: political agreement and cultural change - that sought to respond to the objectives of the study. The research has shown that even with some obstacles to the PSE implementation, its success possibilities that could be brought to school contexts are real. Depending on its design, the programme has a powerful potential and could allow the promotion of health improvement of students and other members of the school community, as well as the neighborhood community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-08-30T13:11:16Z No. of bitstreams: 1 Camila Ferrazzo Lodeyro _ Final 12 08 2019.pdf: 1734524 bytes, checksum: 29a2720107a68a2cf3490b230db721aa (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-09-10T12:42:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Camila Ferrazzo Lodeyro _ Final 12 08 2019.pdf: 1734524 bytes, checksum: 29a2720107a68a2cf3490b230db721aa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-10T12:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Ferrazzo Lodeyro _ Final 12 08 2019.pdf: 1734524 bytes, checksum: 29a2720107a68a2cf3490b230db721aa (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176336/Camila%20Ferrazzo%20Lodeyro%20_%20Final%2012%2008%202019.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176416/DIS_CAMILA_FERRAZZO_LODEYRO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPráticas Pedagógicas e Saberes Construídospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrograma saúde na escola : práticas pedagógicas e saberes construídospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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