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Tipo do documento: Tese
Título: Nove Impeachments
Autor: Boaventura, Davi Oliveira 
Primeiro orientador: Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Resumo: Este livro – resultado de um doutorado em Escrita Criativa – não é um romance, não é um livro de contos, este livro nem mesmo pretende se encaixar em uma narrativa supostamen-te tradicional: este livro, na melhor das hipóteses, por falta de uma palavra mais apropriada, é um livro híbrido, que envolve um protagonista difuso e se desenvolve em diferentes contex-tos, cujo significado orgânico deseja se dar não só na superposição de mídias, às vezes a partir de paralelismos, às vezes a partir de contrastes, mas também no plano abstrato entre os dife-rentes registros, formando um fluxo de narração e, se possível, uma unidade não convencio-nal. É, enfim, um projeto experimental, composto de duas partes distintas e, no entanto, com-plementares: um trabalho ficcional e um trabalho reflexivo. No primeiro trecho, os episódios são apresentados em sua composição original, sob a ressalva de que é, de fato, um projeto construído para ser lido de maneira dupla, primariamente no papel, com o auxílio obrigatório de um tablet ou smartphone ou qualquer outra tecnologia futura capaz de ler um QR Code – para tanto o leitor deve realizar, em seu aparelho, o download de qualquer leitor gratuito dis-ponível nas lojas de aplicativos virtuais, tais como o QR Code Reader Extreme ou o Relâm-pago QR Scanner, etc., sem restrições à escolha pessoal de cada um. O segundo trecho, por sua vez, é um ensaio teórico-reflexivo, que serve de base e ampliação da discussão engendra-da pelo discurso narrativo anterior, conquanto se propõe um debate sobre as tênues relações entre a literatura e a tecnologia, a partir de uma perspectiva que questiona tanto o caráter de originalidade do texto quanto a posição do autor no cenário contemporâneo, ademais comen-tando o texto, as imagens e links à medida do possível. Neste formato, o objetivo é a criação de uma rede de movimentos cuja função, em última instância, é revelar os limites ocultos do texto – sendo, portanto, uma tentativa em sugerir novos modelos para a exposição dos inters-tícios dos processos criativos, possível ferramenta útil na construção do conhecimento.
Abstract: This book – outcome of a Creative Writing doctorate program – is not a novel, it is not a col-lection of short stories, this book does not even intend to fit into a supposedly traditional nar-rative: this book, at best, for lack of a better word, is a hybrid book that involves a diffused protagonist and develops itself in different contexts, whose organic meaning desires to be found not only through the superposition of mediums, sometimes by parallel, sometimes by contrast, but also from the abstract level between different entries, forming a narrative flow and, if possible, an unconventional unit. It is, finally, an experimental project, composed of two distinct and yet complementary layers: a fictional work and a reflective one. In the first part, fictional episodes are presented as originally written, always remembering that it is, in-deed, a project built to be read in a double fashion, primarily on paper, with the obligatory help of a tablet or smartphone or any future technology capable of reading a QR Code – thus, for the QR Code reading, it’s necessary to download any free reader available on any app store, such as QR Code Reader Extreme or similar, some kind of reader’s choice. The second part, in turn, is a theoretical-reflexive essay, acting as source and extension of the discussion produced by the previous narrative discourse, while a debate is proposed on the tenuous rela-tions between literature and technology, from a perspective that questions both the character of originality of the text and the position of the author in the contemporary scenario, in addi-tion remarking on the text, images and links as much as possible. In this format, the goal is to create a network of movements whose function is ultimately to reveal the hidden limits of the text – being, therefore, an attempt to suggest new models of exposure of the interstices of cre-ative process, trying to postulate itself as a useful tool in the construction of knowledge.
Palavras-chave: Escrita Recriativa
Tecnologia
QR Code
Iteratura Experimental
Literatura Política
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 06/09/2024
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8866
Data de defesa: 9-Jan-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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