Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8861
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada para docentes da educação básica : uso da tecnologia como apoio as aulas presenciais
Autor: Costa, Daguilaine Lima da 
Primeiro orientador: Müller, Thaísa Jacintho
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a importância da Formação Continuada para um grupo de docentes pela perspectiva do uso da Plataforma Google Classroom, numa escola da rede municipal de ensino, localizada no litoral norte do RS. Como objetivos específicos, procurou-se investigar a utilização ou não da tecnologia pelos professores em suas aulas; identificar as contribuições do uso da Plataforma Google Classroom na percepção dos professores; verificar qual a percepção dos professores sobre a capacitação (formação inicial e continuada) para uso de tecnologia em sala de aula e identificar as dificuldades ou facilidades dos professores para uso da tecnologia em sua sala de aula. A pesquisa foi realizada com um grupo de onze docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola. Para coleta de dados, foi utilizado questionário, observações diretas da pesquisadora registradas num diário de campo e entrevista estruturada para os docentes ao final da Formação Continuada proposta. As respostas dos docentes à entrevista estruturada foram analisadas por meio do método qualitativo da Análise Textual Discursiva (ATD), relacionando categorias e subcategorias emergentes. Dessa análise, emergiram 6 categorias: Tecnologia; Relação dos professores com a tecnologia; Relação dos alunos com a tecnologia; Formação inicial e continuada para uso da tecnologia na prática docente; Formação continuada da Plataforma Google Classroom; Dificuldades apresentadas na inserção da tecnologia; que demonstraram as percepções dos docentes após vivenciarem a Formação Continuada Google Classroom, suas possibilidades e facilidades na inserção desse ambiente virtual de aprendizagem, como apoio as aulas presenciais. Os resultados da análise de dados indicaram que, apesar dos docentes acreditarem que a inserção da tecnologia nas suas aulas seria um diferencial, ela é ainda pouco utilizada nas suas práticas pedagógicas. Para eles, o uso da Plataforma Google Classroom potencializaria as aulas presencias, porém relataram sua insegurança para inserir a tecnologia, enfatizando a necessidade de haver mais formações que tratem sobre essa área.
Abstract: This study aimed to verify the importance of Continuing Education for a group of teachers from the perspective of using the Google Classroom Platform, in a school of the municipal education system, located on the north coast of Rio Grande do Sul State. As specific objectives, it was tried to investigate the use or not of the technology by the teachers in their classes; to identify the contributions of the use of the Google Classroom Platform in the teachers' perception; to verify the teachers' perception about the training (initial and continued training) to use technology in the classroom and to identify the difficulties or facilities of the teachers to use the technology in their classroom. The research was carried out with a group of eleven teachers from the final years of elementary school. For data collection, a questionnaire was used, the direct observations of the researcher were recorded in a field diary and it was structured interview for the teachers at the end of the proposed Continuous Formation. The teachers' responses to the structured interview were analyzed using the qualitative method of Discursive Textual Analysis (ATD, from the acronym in Portuguese), relating emerging categories and subcategories. From this analysis, six categories emerged: Technology; Relation of teachers with technology; Students' relationship with technology; Initial and continued training for the use of technology in teaching practice; Continuing education of the Google Classroom Platform; Difficulties presented in the insertion of technology; which demonstrated the teachers' perceptions after experiencing the Google Classroom Continuing Education, its possibilities and facilities in the insertion of this virtual learning environment, as a support for face-to-face classes. The results of the data analysis indicated that, although the teachers believe that the insertion of the technology in their classes would be a differential, it is still little used in their pedagogical practices. For them, the use of the Google Classroom Platform would potentiate the presences classes, but they reported their insecurity to insert the technology, emphasizing the need for more formations that deal with this area.
Palavras-chave: Tecnologia
Formação Continuada
Prática Docente
Ensino Fundamental
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8862
Data de defesa: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Daguilaine Costa Agosto 2019 2-homologada-26-08-19.pdfDAGUILAINE_LIMA_DA_COSTA_DIS3,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.