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Tipo do documento: Dissertação
Título: Competência técnico-operativa no trabalho do assistente social : um olhar à região da fronteira oeste
Autor: Silva, Caroline Lafuente da 
Primeiro orientador: Maciel, Ana Lúcia Suarez
Resumo: A competência técnico-operativa no trabalho das assistentes sociais da região da Fronteira Oeste foi o objeto de estudo da presente dissertação. Este objeto, refere-se à particularidade operatória da profissão. Expressa a relação entre os conhecimentos, atitudes e habilidades, incorporada em diferentes recursos técnicos-operacionais, utilizados pelas assistentes sociais no seu trabalho. Este estudo teve como problema de pesquisa a seguinte interrogação: como as assistentes sociais da região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul vinculadas aos NUCRESS identificam a materialização da competência técnico-operativa no seu trabalho. O objetivo geral centrou-se em investigar como as assistentes sociais da região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul vinculadas aos NUCRESS identificam a materialização da competência técnico-operativa no seu trabalho, no intuito de ampliar os debates e as produções teóricas acerca do tema, visando contribuir ao processo de ensino e aprendizagem da competência técnico-operativa no âmbito da formação e exercício profissional. O estudo realizado foi de tipo qualitativo. O método de utilizado foi o dialético-crítico e suas categorias: totalidade, historicidade, contradição, mediação e trabalho. Os procedimentos de coleta de dados contemplaram questionários e grupos focais, que foram realizados de agosto a novembro de 2018, tendo como base uma amostra de caráter intencional, composta pelas assistentes sociais vinculados aos NUCRESS da região da Fronteira Oeste. Os sujeitos partícipes da pesquisa formam quatorze assistentes sociais vinculadas a dois NUCRESS da região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram tratados e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo indicam que as assistentes sociais vinculados aos NUCRESS identificam a materialização da competência técnico-operativa no seu trabalho como a própria operacionalização dos instrumentos de trabalho, entretanto consideram que a competência técnico-operativa está relacionada ao conhecimento das finalidades do trabalho do profissional assistente social e à capacidade de objetivar essas finalidades. Possuem dificuldade em compreender a competência técnico-operativa como uma competência que é particular à profissão e consideram as condições de trabalho como condicionantes essenciais à sua materialização. A pesquisa serviu para mostrar a importância do espaço coletivo e do trabalho que vem sendo realizado no interior do estado pelos NUCRESS, embora estejam sofrendo processo de desmonte, ratifica-se a necessidade de fortalecimento desses espaços como forma de resistência aos retrocessos vivenciados no tempo presente. Possibilitou ainda, dar visibilidade ao trabalho das assistentes sociais da região da Fronteira Oeste e às particularidades vivenciadas por essas trabalhadoras.
Abstract: La competencia técnico-operativa en el trabajo de los trabajadores sociales de la región de la Frontera Oeste fue el objeto de estudio de la presente disertación. Este objeto, se refiere a la particularidad operativa de la profesión. Expresa la relación entre los conocimientos, actitudes y habilidades, incorporada en diferentes recursos técnicos-operativos, utilizados por los trabajadores sociales en su trabajo. Este estudio tuvo como problema de investigación la siguiente interrogación: cómo los trabajadores sociales de la región de la Frontera Oeste del Estado de Rio Grande do Sul vinculados a los NUCRESS identifican la materialización de la competencia técnico-operativa en su trabajo. El objetivo general se centró en investigar cómo los trabajadores sociales de la región de la Frontera Oeste del Estado de Rio Grande do Sul vinculados a los NUCRESS identifican la materialización de la competencia técnico-operativa en su trabajo, con el fin de ampliar los los debates y las producciones teóricas sobre el tema, con el objetivo de contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la competencia técnico-operativa en el ámbito de la formación y el ejercicio profesional. El estudio realizado fue de tipo cualitativo. El método utilizado fue el dialéctico-crítico y sus categorías: totalidad, historicidad, contradicción, mediación y trabajo. Los procedimientos de recolección de datos contemplaron cuestionarios y grupos focales, que se realizaron de agosto a noviembre de 2018, teniendo como base una muestra de carácter intencional, compuesta por los trabajadores sociales vinculados a los NUCRESS de la región de la Frontera Oeste. Los sujetos partícipes de la investigación forman catorce trabajadores sociales vinculados a dos NUCRESS de la región de la Frontera Oeste del Estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron tratados y analizados a través del análisis de contenido. Los resultados de este estudio indican que los trabajadores sociales vinculados a los NUCRESS identifican la materialización de la competencia técnico-operativa en su trabajo como la propia operacionalización de los instrumentos de trabajo, sin embargo consideran que la competencia técnico-operativa está relacionada al conocimiento de las finalidades trabajo del asistente social y la capacidad de objetivar esas finalidades. Poseen dificultad en comprender la competencia técnico-operativa como una competencia que es particular a la profesión y consideran las condiciones de trabajo como condicionantes esenciales a su materialización. La investigación sirvió para mostrar la importancia del espacio colectivo y del trabajo que viene siendo realizado en el interior del estado por los NUCRESS, aunque estén sufriendo proceso de desmonte, se ratifica la necesidad de fortalecimiento de esos espacios como forma de resistencia a los retrocesos vivenciados en el tiempo presente . En el caso de los trabajadores sociales de la región de la Frontera Oeste y de las particularidades vivenciadas por estos trabajadores.
Palavras-chave: Serviço Social
Competência Técnico-Operativa
Exercício Profissional
Trabajo Social
Competencia Técnico-Operativa
Ejercicio Profesional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8831
Data de defesa: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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