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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8815
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conflito em tela grande : os conflitos sociais e políticos em Cuba na década de 1960 através do cinema de Tomás Gutiérrez Alea
Autor: Guilhão, Alexandre Moroso 
Primeiro orientador: Monteiro, Charles
Resumo: Em disputa desde meados da década de 1950 e tendo seu triunfo apenas em 3 de fevereiro de 1959, a Revolução Cubana viria ser um dos acontecimentos mais marcantes da América Latina no século XX. Porém, os guerrilheiros de Sierra Maestra nunca visaram à tomada do poder, tão somente, para governar. Havia com eles um projeto, não apenas de governo, mas também de sociedade. Buscavam alterar a base de troca econômica daquela sociedade, para assim, reconfigurar sua estruturação social. Em 24 de março de 1959, portanto, apenas oitenta e três dias após o triunfo revolucionário, fora criado o ICAIC – Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica – com intuito de ser o pólo produtor do que viria a ser o chamado Nuevo Cine Cubano. Este instituto recebe a missão de formar uma nova geração de cineastas, produzir filmes e distribuí-los, com exclusividade no país. A função cultural e social desse instituto se alia, perfeitamente, à ideia da criação de um “homem novo”, buscada pelo governo revolucionário. Este trabalho visa um estudo para compreender como se dá a criação de um campo cinematográfico a partir do advento da revolução e como isso reconfigura a circulação de ideias, através do cinema, tanto em termos culturais, quanto estéticos. Para tanto, buscamos compreender os conflitos sociais e políticos de Cuba entre 1960 e 1968 através da obra fílmica de Tomás Gutiérrez Alea. Selecionamos três filmes: Histórias da Revolução, A Morte de um Burocrata e Memórias do Subdesenvolvimento. Tendo como objeto esses filmes nós realizamos trabalho de investigação a partir de análise fílmica de cunho Cinema-História, para assim identificarmos os conflitos em jogo no período proposto.
Abstract: En disputa desde mediados de la década de 1950 y teniendo su triunfo sólo en 3 de febrero de 1959, la Revolución Cubana vendría a ser uno de los acontecimientos más marcados de América Latina en el SEC. XX. Sin embargo, los guerrilleros de Sierra Maestra nunca apuntaron a la toma del poder, tan sólo, para gobernar. Había con ellos un proyecto, no sólo de gobierno, sino también de sociedad. Buscaban alterar la base económico de aquella sociedad, para así, reconfigurar su estructuración social. En 24 de marzo de 1959, por lo tanto, apenas ochenta y tres días después del triunfo revolucionario, había sido creado el ICAIC - Instituto Cubano de Artes e Industria Cinematográfica - con el propósito de ser el polo productor de lo que vendría a ser el llamado Nuevo Cine Cubano. Este instituto recibe la misión de formar una nueva generación de cineastas, producir películas y distribuirlos, con exclusividad en el país. La función cultural y social de ese instituto se alía, perfectamente, a la idea de la creación de un "hombre nuevo", buscada por el gobierno revolucionario. Este trabajo busca un estudio para comprender cómo se da la creación de un campo cinematográfico a partir del advenimiento de la revolución y cómo eso reconfigura la circulación de ideas, a través del cine, tanto en términos culturales, como estéticos. Para ello, buscamos comprender los conflictos sociales y políticos de Cuba entre 1960 y 1968 a través de la obra fílmica de Tomás Gutiérrez Alea. Seleccionamos tres películas: Historias de la Revolución, La Muerte de un Burocrata y Memorias del Subdesarrollo. Con objeto de estas películas realizamos trabajo de investigación a partir de análisis fílmico de cuño Cine-Historia, para así identificar los conflictos en juego en el período propuesto.
Palavras-chave: Cinema Cubano
Tomás Gutiérrez Alea
Revolução Cubana
Cinema-História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8815
Data de defesa: 8-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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