Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Guilherme, Alexandre Anselmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273416390435225por
dc.date.accessioned2019-06-18T19:23:46Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8735-
dc.description.resumoA violência tem sido tema recorrente dentro do ambiente escolar, tornando fundamental não entendê-la, como também investigar fatores que possam influenciá-la. Portanto, pretende-se nesse estudo discutir a relação entre comportamentos de violência na escola e o nível de desenvolvimento moral de estudantes do Ensino Médio do turno da manhã de uma escola pública de Porto Alegre. Trata-se de um estudo qualitativo de análise descritiva, no qual foram observados os comportamentos de violência dos estudantes e categorizando-os em três tipos de violência conforme a teoria de Johan Galtung: violência física, estrutural e cultural. Os níveis de desenvolvimento moral foram classificados de acordo com as respostas dos participantes em relação às histórias dilemas de Kohlberg. Verificou-se que 50% dos participantes estão no nível pré-convencional do desenvolvimento moral, que é nível inicial, esses participantes praticaram todos os três tipos de violência durante as observações. Já os participantes que ficaram no nível pós-convencional, nível mais avançado, praticaram menos violências culturais demonstrando uma melhor percepção e empatia pelo outro. Concluímos que proporcionar um contexto de discussão sobre temas de caráter moral, de forma mediada, beneficiariam estudantes a desenvolverem um raciocínio moral mais complexo, possibilitando-os a avançarem de nível e contribuindo para diminuição da violência na escola.por
dc.description.abstractViolence has been a recurring theme within the school system, and understanding the issue of moral development within this context becomes important in thinking about actions that may contribute to the discussion of this context. Therefore, it is intended in this study to show the relationship between behaviors of school violence and the level of moral development of 10 high school students from a public school in Porto Alegre during the morning shift. This is a qualitative study of descriptive analysis, in which students' violence behaviors were observed and categorized in three types of violence according to Johan Galtung's theory, physical, structural and cultural violence. Levels of moral development were ranked according to participants' responses to Kohlberg's dilemma stories. It was found that 50% of the participants were at the preconventional level of moral development, which is the initial level, these participants practiced all three types of violence. On the other hand, the participants who remained at the post-conventional level, at a more advanced level, practiced less cultural violence, showing a better perception of the other. We conclude that providing a context of discussion on issues that permeate morality, in a mediated way have benefited students to develop at moral levels and thus constitute a step forward in reducing violence in school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-05-03T14:02:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Ana Paula Machado.pdf: 876480 bytes, checksum: c28149b37ab9d37a25b6178e96ab9691 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido o trabalho ter vindo com divergências no título do arquivo pdf. Na capa institucional não aparece o nome "escola" no título, mas aparece nas demais páginas. E no subtítulo, a capa institucional e a ficha catalográfica possui a palavra "caso", já na folha de rosto e na folha da banca não aparece. on 2019-06-03T13:27:06Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-06-05T20:44:33Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado nova versão 17190518.pdf: 1400834 bytes, checksum: ef6e3a737cba4d052cd244b6608ae386 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-06-18T18:58:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado nova versão 17190518.pdf: 1400834 bytes, checksum: ef6e3a737cba4d052cd244b6608ae386 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T19:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado nova versão 17190518.pdf: 1400834 bytes, checksum: ef6e3a737cba4d052cd244b6608ae386 (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175640/Ana%20Paula%20Machado%20%20nova%20vers%c3%a3o%2017190518.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento Moralpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMoral Developmenteng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectSchooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleViolência na escola e desenvolvimento moral : um estudo com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Machado nova versão 17190518.pdfANA_PAULA_MACHADO_DIS1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.