Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCidade, Daniela Firmino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1356599432534250por
dc.contributor.advisor1Scroferneker , Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838297393852726por
dc.date.accessioned2019-06-17T14:46:15Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8728-
dc.description.resumoNosso objeto de pesquisa são as organizações denominadas agências reguladoras brasileiras, tendo como objetivos de pesquisa: entender como se constitui a comunicação das/nas agências reguladoras brasileiras; analisar o “lugar” do diálogo entre as agências reguladoras e os cidadãos; e evidenciar a contribuição das agências reguladoras brasileiras para a comunicação pública e o exercício da cidadania. Para atender aos objetivos propostos, recorremos às concepções de organização elaboradas por Etzioni (1974, 1989), Srour (2012), Chanlat (2010), Max Weber (2004) e Mumby (2013). Também articulamos conceitos de cultura, por meio de Hall (2001), Geertz (2012) e Bauman (2007), e de comunicação, utilizando Curvello (2009), Lima (2008) e Pinto (2008). Duarte (2012), Matos (2011, 2016), Weber (2011, 2017), Rolando (2011) e Esteves (2011) subsidiam nosso entendimento de comunicação pública. Conduzidos pela Hermenêutica de Profundidade, proposta por Thompson (1995), discutimos a comunicação pública recorrendo às dimensões normativas e fáticas (ESTEVES, 2011) e à dimensão estratégica (WEBER, 2011). Optamos por aprofundar a nossa análise sobre a primeira agência criada no Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Considerando a proposta de Weber (2011), da comunicação pública como instância que abriga o conceito e a práxis capazes de imprimir qualidade às democracias, identificamos, por parte das agências, práticas comunicativas informacionais que não colaboram para o desenvolvimento de processos participativos/dialogais e, portanto, não contribuem para o exercício da cidadania.por
dc.description.abstractOur research object are the organizations called brazilian regulatory agencies, and we have as research goals: to understand how the communication of the brazilian regulatory agencies is constituted; analyze the "place" of dialogue between regulatory agencies and citizens; evidence the contribution of brazilian regulatory agencies to public communication and the exercise of citizenship. In order to meet the proposed objectives, we used the organizational conceptions elaborated by Etzioni (1974, 1989), Srour (2012), Chanlat (2010), Max Weber (2004) and Mumby (2013). We also articulate culture concepts, using Hall (2001), Geertz (2012) and Bauman (2007), and communication, using Curvello (2009), Lima (2008) and Pinto (2008). Duarte (2012), Matos (2011, 2016), Weber (2011, 2017), Rolando (2011) and Esteves (2011) subsidize our understanding of public communication. Based on the Depth Hermeneutics, proposed by Thompson (1995), we discuss public communication using normative and factual dimensions (ESTEVES, 2011) and the strategic dimension (WEBER, 2011). We chose to deepen our analysis with the first agency created in Brazil, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, National Electric Energy Agency). Considering Weber's proposal (2011), of public communication as an instance that shelters the concept and praxis capable of giving quality to democracies, we identify, on the part of the agencies, informative communicative practices, that do not collaborate for the development of participatory/dialogical processes and therefore do not contribute to the exercise of citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-06-05T17:10:03Z No. of bitstreams: 1 DANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS.pdf: 3702127 bytes, checksum: a89838789faba47760fedb7e5a67a839 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-06-17T14:29:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS.pdf: 3702127 bytes, checksum: a89838789faba47760fedb7e5a67a839 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-17T14:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS.pdf: 3702127 bytes, checksum: a89838789faba47760fedb7e5a67a839 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175614/DANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectComunicação Públicapor
dc.subjectAgências Reguladoras Brasileiraspor
dc.subjectAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação pública e as agências reguladoras brasileiras : aproximações (im) possíveispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS.pdfDANIELA_FIRMINO_CIDADE_DIS3,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.