Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e consumo de vídeos on-line : análise de práticas e técnicas para o desenvolvimento de influenciadores digitais profissionais a partir do YouTube
Autor: Backes, Suelen 
Primeiro orientador: Pase, André Fagundes
Resumo: A partir do YouTube, qualquer pessoa pode publicar vídeos na Internet sem a necessidade da validação por parte de um veículo de comunicação de massa, podendo alcançar o status de influenciador digital. O presente estudo tem por objetivo investigar os youtubers profissionais, diante do contexto atual de consumo e vídeos on-line. Após um resgate histórico da plataforma de entretenimento on-line, do comportamento e do interesse de quem consome os vídeos, foi analisada a motivação dos criadores de conteúdo no YouTube e as reflexões a partir dos conceitos da hipermodernidade e do hiperconsumo, de Lipovetsky. Através de um estudo de casos múltiplos, quatro canais com mais de um milhão de inscritos foram observados, definidos a partir de mercados simbólicos e de consumo no contexto da sociedade contemporânea e amplamente abordados no YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), finanças pessoais; Boca Rosa (Bianca Andrade), maquiagem e beleza; Flavia Calina, educação infantil e maternidade; e Danielle Noce, gastronomia. Como principais conclusões, as análises revelam que os criadores de conteúdo observam questões de estilo e encantamento na sua produção regular e constante. Assim, ao longo do tempo, conseguem a identificação do público, a audiência, os inscritos, o engajamento, a influência e, portanto, tornam-se profissionais nesta plataforma.
Abstract: After the creation of YouTube, any person can publish videos on the Internet without the validation from a broadcast network and achieve the status of social media influencer. The objective of this study is to investigate professional youtubers in the current online video consuming context. After a historical rescue of the online entertainment platform, the behavior and the interest of the people who watch the videos, the study analyzed the motivation of the content creators on YouTube and the observations of hypermodernity and hyper-consumerism concepts from Lipovetsky. Through a multiple case study, four channels with more than a million subscribers were observed, defined by symbolic and consumerism markets in the contemporary society context and widely approached on YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), personal finance; Boca Rosa (Bianca Andrade), makeup and beauty; Flavia Calina, childhood education and maternity; and Danielle Noce, gastronomy. The main conclusions drawn from the analyses reveal that the content creators observe style and grace in their regular and constant productions. Therefore, in the long run, they achieve public recognition, audience, subscribers, involvement, influence and, eventually, they become professionals in this platform.
Palavras-chave: Comunicação
YouTube
Influenciadores Digitais
Youtubers
Hipermodernidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635
Data de defesa: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN_BACKES_DIS.pdfSUELEN_BACKES_DIS5,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.