Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/861
Document type: Dissertação
Title: Habilidades sociais em adolescentes : relações com dependência de internet e bullying
Author: Terroso, Lauren Bulcão 
Advisor: Argimon, Irani Iracema de Lima
Abstract (native): As Habilidades Sociais (HS) têm um importante papel no desenvolvimento social, acadêmico e emocional dos adolescentes. Nesta etapa da vida, possuir um bom repertório de HS está associado a um desenvolvimento saudável, sendo que o déficit destes comportamentos encontra-se associado a inúmeros eventos negativos. Entre os desfechos associados a um pior repertório de HS entre jovens destaca-se a dependência de internet (DI) e o envolvimento em comportamentos de bullying. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi verificar, mediante dois estudos empíricos, a associação entre HS e DI e HS e bullying, em uma amostra de adolescentes escolares, residentes em um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos os estudos foram quantitativos e com delineamento transversal. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), Internet Addiction Test (IAT) e o Questionário Multimodal de Interação Escolar (CMIE-IV). Através da aplicação dos instrumentos, buscou-se observar se ter DI e estar envolvido em comportamentos de bullying estavam associados a menores escores de HS. Também se procurou estimar quais classes de comportamentos socialmente habilidosos estavam associadas à DI e ao bullying. Em relação a HS e DI, os resultados indicaram que ter DI estava associado a uma maior dificuldade em expressar comportamentos socialmente habilidosos. No que se refere à associação entre HS e bullying, se pode constatar que tanto ser vítima quanto agressor estava associado a um repertório de HS inferior na maior parte dos fatores deste constructo. Contudo, os resultados indicam que um baixo repertório de HS nos adolescentes esteve associado a ter DI e estar envolvido em comportamentos de bullying.
Abstract (english): The Social Skills have an important role in the social, academic and emotional development of adolescents. At this stage of life, to have a good repertoire of SS is associated with a healthy development, and the deficit of these behaviors is associated with numerous negative outcomes. Among the consequences associated with a poor repertoire of SS among young we highlight the internet addiction (IA) and the involvement in bullying behaviors. Given the above, the aim of this study was to verify, through two empirical studies the association between SS and IA, and between SS and bullying in a sample of adolescent students, residents in a city in the interior of Rio Grande do Sul state, Brazil. Both studies were quantitative and with a cross-sectional design. We used the following instruments: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes(IHSA), Internet Addiction Test (IAT) and the Questionário Multimodal de Interação Escolar (CMIE-IV). Through the application of the instruments we sought to observe whether having IA and being involved in bullying behaviors were associated with lower scores of SS. We also tried to estimate which classes of social skills behaviors were associated with IA and bullying. As regarding the association between SS and IA, the results have indicated that IA was associated with greater difficulty in expressing social skills behaviors. Concerning the association between HS and bullying, it was possible to verify that either be victim or aggressor was associated with a lower repertoire of SS in the most of the factors of this construct. However, the results indicated that a lower repertoire of SS in adolescents was associated with having IA and being involved in bullying behaviors.
Keywords: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
INTERNET - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
BULLYING
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: TERROSO, Lauren Bulcão. Habilidades sociais em adolescentes : relações com dependência de internet e bullying. 2013. 38 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/861
Issue Date: 16-Dec-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
453498.pdfTexto Parcial614.59 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.