Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8607
Document type: Tese
Title: Schöpfer und Kreatur : Fritz Lang e o personagem Dr. Mabuse pelo olhar da imprensa (1920-1990)
Author: Gamba, Janaina dos Santos 
Advisor: Tietzmann, Roberto
Abstract (native): O diretor austríaco Fritz Lang (1890 – 1973) teve uma carreira prolífica que durou mais de 40 anos. Tanto seu trabalho, quanto sua vida, foram amplamente divulgados pela imprensa brasileira, nas mais diversas publicações, desde a década de 1920. O diretor também foi o responsável por levar às telas três filmes de um dos primeiros super vilões da história do cinema, o Dr. Mabuse, obra do escritor luxemburguês Norbert Jacques: Dr Mabuse, o jogador (1922), O testamento do Dr. Mabuse (1933) e Os mil olhos do Dr. Mabuse (1960). A partir da pergunta inicial de pesquisa, “Como se deu a representação do personagem Dr. Mabuse e, também do diretor Fritz Lang pela imprensa brasileira?”, surgiu uma nova questão: “O que levava as publicações a noticiarem tantas informações a respeito do diretor?”. Deste modo, o objetivo principal desta tese é estabelecer a trajetória de Fritz Lang, o responsável por levar pela primeira vez o personagem Dr. Mabuse às telas através do que foi noticiado nas mais diferentes publicações brasileiras, entre as décadas de 1920 e 1990. A tese está dividida em quatro capítulos. No primeiro, traço um paralelo entre as publicações brasileiras sobre a vida e o perfil cinematográfico do diretor, e em como estas publicações são sintomáticas no que dizem respeito à construção de um Star System sobre Lang. O segundo trata da vida do diretor, e em como Lang construiu uma faceta biográfica, uma faceta publicitária e, outra performática politicamente. No terceiro, trago o personagem Dr. Mabuse como literatura e nas três adaptações cinematográficas realizadas por Lang. Finalmente, no último, trago a Metodologia - Hemerografia, baseada em Figueres (2013), e a técnica de análise que guiaram este trabalho - análise de conteúdo baseada em Kientz (1973) e Bardin (1977), bem como os resultados das análises decorrentes da coleta de materiais. Ao final deste trabalho foi possível concluir que Mabuse, no Brasil, nunca foi realmente lido com a profundidade metafórica que seus filmes possuem. Mas as publicações tiveram êxito em ler o personagem como o vilão que ele representa. E, tudo o que era publicado a respeito de Lang e seu trabalho não eram informações necessárias à manutenção da sociedade, contudo, eram notícias agradáveis e de fácil leitura. Eram informações que o público gostaria de ler, por ser consumidor de seus filmes.
Abstract (english): Austrian director Fritz Lang (1890 - 1973) had a prolific career that lasted more than 40 years. Both his work and his life were widely disseminated by the Brazilian press in the most diverse publications since the 1920s. The director was also responsible for bringing to the screens three films of one of the first super villains in film history, Dr. Mabuse, work of the Luxembourg writer Norbert Jacques: Dr Mabuse, the gambler (1922), The Testament of Dr. Mabuse (1933) and The Thousand Eyes of Dr. Mabuse (1960). From the initial research question, "How did the character Dr. Mabuse and also the director Fritz Lang were represented by the Brazilian press?", a new question arose: "What led the publications to report so much information about the director?". Thus, the main objective of this thesis is to establish the trajectory of the character "Dr. Mabuse ", as well as Fritz Lang, the person responsible for bringing the character to the screen for the first time through what was reported in the most different Brazilian publications between the 1920s and 1990s. The thesis is divided into four chapters. In the first, there is a parallel between the Brazilian publications on the life and the cinematographic profile of the director, and in how these publications are symptomatic in what concerns the construction of a Star System on Lang. The second deals with the life of the director, and in how Lang constructed a biographical facet, an advertising advertising facet, and another politically performative. In the third, I bring the character Dr. Mabuse as literature and in the three cinematographic adaptations made by Lang. Finally, in the latter, I bring the Methodology - Hemerography, based on Figueres (2013), and the technique of analysis that guided this work - content analysis based on Kientz (1973) and Bardin (1977), as well as the results of the analyzes the collection of materials. At the end of this work it was possible to conclude that Mabuse, in Brazil, was never really read with the metaphorical depth that his films have. But the publications have succeeded in reading the character as the villain he represents. And everything that was published about Lang and his work was not information necessary for the maintenance of society, but it was pleasant news and easy to read. They were information the public would like to read, for being a consumer of his films.
Keywords: Cinema
Dr. Mabuse
Fritz Lang
Hemerografia
Imprensa Brasileira
Personagem
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Arte e Design
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8607
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA_DOS_SANTOS_GAMBA_TES.pdfJANAINA_DOS_SANTOS_GAMBA_TES3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.