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Tipo do documento: Tese
Título: Crise mimética e evocação de ordem : uma interpretação da filosofia juspolítica de Hegel a partir da antropologia de René Girard
Autor: Franck Junior, Wilson 
Primeiro orientador: Gauer, Ruth Maria Chittó
Resumo: A tese desenvolve uma interpretação da filosofia juspolítica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel com base na teoria mimética de René Girard. O objeto material é a teoria hegeliana da ordem, e o objeto formal é a perspectiva antropológica da teoria mimética. A tese utiliza o método hermenêutico proposto por Eric Voegelin, que consiste da análise de símbolos participativos que articulam experiência e realidade. O objetivo é a apreensão da ideia juspolítica, de Hegel, a partir da dimensão da experiência de participação na busca da ordem, tendo como teoria de base uma proposta antropológica da unidade da cultura. A hipótese geral é de que a filosofia juspolítica de Hegel é uma evocação de ordem cujo objetivo é a superação da crise mimética por meio da criação de um abrigo contra a violência (cosmion). As hipóteses específicas desenvolvem o conteúdo da hipótese geral e estão divididas em quatros eixos de análise. No eixo da experiência, introduz-se a hipótese de que a evocação de ordem é um projeto de superação da crise e da desordem mediante a Teosofia. No eixo Onto-Teo-Lógico, desenvolve-se a hipótese de que o saber lógico, por meio do qual Hegel pretende superar o estado de crise, é a forma atualizada do conjunto de antigos símbolos, narrativas, representações e saberes derivados do processo fundador da cultura, segundo a hipótese da gênese da cultura de René Girard. No eixo ético, a hipótese é de que a crise mimética é o problema que Hegel pretende resolver, tendo como paradigma a Revolução Francesa. No eixo Juspolítico, expõe-se a hipótese de que as instâncias éticas que compõem a ideia de Estado de Hegel (a família, a sociedade-civil, a justiça criminal, a guerra e o poder político central) são desenvolvimentos institucionais do mecanismo da vítima expiatória, e como tal desempenham a função de produção de ordem na sociedade. Aplicou-se a teoria do evento fundador para completar a hipótese do sistema lógico-real, de Hegel, assim como se desenvolveu a teoria girardiana do sacrifício como base das instituições culturais, completando, desde o plano da unidade da cultura, as teses de Hegel acerca da eticidade. A tese conclui que a evocação hegeliana do cosmion de ordem é a atualização do sistema da vítima expiatória, e que seu objetivo é a criação de um abrigo contra a violência e desordem, superando a crise mimética.
Abstract: The thesis develops an interpretation of the jus political philosophy of Georg Wilhelm Friedrich Hegel based on the mimetic theory of René Girard. The material object is the Hegelian theory of order, and the formal object is the anthropological perspective of mimetic theory. The thesis uses the hermeneutic method proposed by Eric Voegelin, which consists of the analysis of symbols of participation that articulate experience and reality. The main aim is the apprehension of Hegel's political idea, based on the experience of participation in the search for order and on a theoretical background of an anthropological proposal of the unity of the culture, capable of updating the theses of Hegel concerning the order and disorder in humankind. The general hypothesis developed is that Hegel's political philosophy is an unfolding of the founding event of culture, in the form of the evocation of order, whose objective is to overcome the mimetic crisis by creating a shelter against violence (cosmion). Specific hypotheses develop the content of the general hypothesis and are divided into four axes of object analysis. On the axis of experience the thesis develops the hypothesis that the evocation of order is a project of overcoming crisis and disorder through Theosophy. In the onto-logical axis the specific hypothesis is that the logical knowledge, through which Hegel intends to overcome the state of crisis, is the updated form of the set of old symbols, narratives, representations and knowledge derived from the founding process of culture, according to René Girard’s theory of the genesis of the culture. In the ethical axis the hypothesis is that the mimetic crisis is the problem that Hegel intends to solve, having as paradigm the French Revolution. In the political axis the specific hypothesis is that the ethical instances that make up the idea of the State of Hegel (family, civil society, criminal justice, war and central political power) are institutional developments of the expiatory victim mechanism, and perform the function of order production in society. The thesis concludes that the evocation of Hegelian order is the updating of the expiatory victim's system to create a shelter against violence and disorder, overcoming the mimetic crisis.
La tesis desarrolla una interpretación de la filosofía juspolítica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel sobre la base de la teoría mimética de René Girard. El objeto material es la teoría hegeliana del orden, y el objeto formal es la perspectiva antropológica de la teoría mimética. La tesis utiliza el método hermenéutico propuesto por Eric Voegelin, que consiste en el análisis de símbolos participativos que articulan experiencia y realidad. El objetivo es la aprehensión de la idea juspolítica de Hegel a partir de la dimensión de la experiencia de participación en la búsqueda del orden, teniendo como teoría de base una propuesta antropológica de la unidad de la cultura, capaz de actualizar las tesis de Hegel sobre el orden y el desorden en el hombre y en la sociedad. La hipótesis general desarrollada es que la filosofía juspolítica de Hegel es un desdoblamiento del evento fundador de la cultura, en la forma de evocación de orden, cuyo objetivo es la superación de la crisis mimética por medio de la creación de un abrigo contra la violencia (cosmón). Las hipótesis específicas desarrollan el contenido de la hipótesis general y se dividen en cuatro ejes de análisis del objeto. En el eje de la experiencia la tesis desarrolla la hipótesis de que la evocación de orden es un proyecto de superación de la crisis y del desorden mediante la Teosofía. En el eje on-teo-lógico, se formula la hipótesis de que el saber lógico, por medio del cual Hegel pretende superar el estado de crisis, es la forma actualizada del conjunto de antiguos símbolos, narrativas, representaciones y saberes derivados del proceso fundador de la cultura, según la hipótesis de la génesis de la cultura de René Girard. En el eje ético, la hipótesis es que la crisis mimética es el problema que Hegel pretende resolver, teniendo como paradigma la Revolución Francesa. En el eje Juspolítico se propone la hipótesis de que las instancias éticas que componen la idea de Estado de Hegel (la familia, la sociedad civil, la justicia criminal, la guerra y el poder político central) son desarrollos institucionales del mecanismo de la víctima expiatoria y desempeñan la función de producción de orden en la sociedad. La tesis concluye que la evocación de orden hegeliano es la actualización del sistema de la víctima expiatoria, que busca la creación de un abrigo contra la violencia y el desorden, superando la crisis mimética.
Palavras-chave: Teoria Mimética
Evocação de Ordem
Violência
Teoria Hegeliana da Ordem
Antropologia das Instituições Ético-Políticas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 28/05/2024
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8605
Data de defesa: 2-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

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