Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8576
Tipo do documento: Tese
Título: “Mundo de singulares afinidades secretas” : o inconsciente nas passagens de Walter Benjamin
Autor: Mattos, Manuela Sampaio de 
Primeiro orientador: Souza, Ricardo Timm de
Resumo: Esta tese procura adentrar o terreno das Passagens de Walter Benjamin, com o desígnio de expor as camadas do conceito de inconsciente em operação nesta obra não acabada. A filosofia de Benjamin procura demonstrar, objetivamente, que o movimento racional já não pode mais se afirmar na vertente totalitária da Razão, por isso o seu pensamento se volta aos objetos que restam da história, pois eles resguardam a expressão estética da verdade, de forma que esta não se encontra fora deles, em categorias transcendentais pertencentes ao sujeito cognoscente. Com as Passagens, Benjamin tinha o objetivo de construir uma filosofia materialista da história que fosse capaz de lidar com os objetos que restam, conferindo a essa estrutura de pensamento um caráter de visualidade. Nesse sentido, procurou apresentar esses objetos a partir de uma imagerie, concepção que se comunica com a ideia de que existe um inconsciente que reúne um mundo de afinidades secretas e que produz as imagens que a compõem. A partir dessa escrita, tentamos demonstrar como Benjamin construiu para sua teoria um conceito próprio de inconsciente, baseado na premissa do declínio da experiência, na constatação de que o clássico sujeito do conhecimento consciente só pode ser concebido na via de sua própria desagregação, bem como da consequente necessidade de integração dialética do pensamento inconsciente como um saber ainda não conhecido na construção do pensamento filosófico. Para apresentar esta dimensão do saber ainda não conhecido, Benjamin introduz um conceito de inconsciente do coletivo bastante relacionado ao inconsciente individual de Freud, e distanciado do inconsciente coletivo e arcaísta de Jung. Iniciamos pela apresentação das Passagens, passando pela nova proposta epistemológica aventada por Benjamin nesta obra para, finalmente, encerrarmos com a apresentação de algumas expressões do inconsciente do coletivo nas Passagens, por vezes recorrendo a outros textos benjaminianos que embasam as interpretações lançadas no percurso de composição da escrita.
Abstract: This thesis seeks to penetrate the ground of Walter Benjamin’s Arcades Project, with the purpose of presenting the layers of the concept of the unconscious operating in this unfinished work. Benjamin's philosophy demonstrates objectively that the rational movement can no longer assert itself in the totalitarian aspect of Reason, so his thought turns to the remaining objects of history, since they preserve the aesthetic expression of truth, so that the thuth is not outside them, in transcendental categories belonging to the cognoscent subject. With the Arcades Project, Benjamin had the goal of constructing a materialistic philosophy of history that would be able to deal with these remaining objects of history, and added to this structure of thought a character of visuality. In this sense, he wanted to present these persisting objecs through an imagerie, a concept that communicates with the idea that there is an unconscious that brings together a world of secret affinities and produces the images that constitute this imagerie. Through this writing, we attempt to demonstrate how Benjamin constructed for his theory an unique concept of the unconscious, based on the premise of the decline of experience, in the understanding that the classical conscious subject of knowledge can only be conceived since its own disaggregation, and taking under consideration the consequent necessity of dialectical integration of the unconscious thought as a knowledge not yet known in the construction of philosophical thought. In order to present this dimension of the not yet known knowledge, Benjamin introduces the concept “unconscious of the collective” quite related to the individual unconscious of Freud, and very apart from the collective and archaic unconscious of Jung. The present work begins with an introduction of the Arcades Project, passing by the new epistemological proposal suggested by Benjamin in this work, to finally conclude with the presentation of some expressions of the unconscious of the collective in the Arcades Project, sometimes resorting to other benjaminian texts to support the interpretations launched in the course of this writing composition.
Palavras-chave: Inconsciente do Coletivo
Passagens
Linguagem
Afinidades Secretas
Imagens Dialéticas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 18 meses
Data para liberar texto completo: 20/11/2020
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8576
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_MANUELA_SAMPAIO_DE_MATTOS_COMPLETO_CORRETO.pdfMANUELA_SAMPAIO_DE_MATTOS_TES6,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.