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Document type: Tese
Title: A canção latino-americana contemporânea de Jorge Drexler e Vitor Ramil : performances articuladas no circuito da comunicação
Author: Ribas, João Vicente 
Advisor: Costa, Cristiane Finger
Abstract (native): Determinados cancionistas na América Latina, na atualidade, evidenciam uma configuração cultural (GRIMSON, 2011) marcada por performances que privilegiam a matriz da canção e por processos ambivalentes de hibridismo. São representativos desse tipo de produção contemporânea, tributária da experiência histórica da música popular no continente, o uruguaio Jorge Drexler e o brasileiro Vitor Ramil. Para avaliar suas produções atuais nestes termos, investigamos suas performances em shows realizados em 2018 e nos álbuns mais recentes, lançados em 2017. O objetivo é identificar os elementos que configuram uma canção que participa das transformações da cultura na contemporaneidade. Nossa análise está baseada no circuito da comunicação (DU GAY et al., 2013), que adaptamos ao estudo da música, propondo uma abordagem composta pelas instâncias de produção, escuta, materialidade, regulação e hibridismos. Cada componente do circuito, no procedimento da pesquisa, conta com categorias específicas de análise. No eixo principal, o da produção, avaliamos as sonoridades (TROTTA, 2011) e os tipos variados de performance (FRITH, 1998; ZUMTHOR, 2014), que também se articulam com o âmbito da escuta, no qual se configuram ambiências e produções de presença (GUMBRECHT, 2014, 2015). Já essa presença se relaciona diretamente com a instância da materialidade, quando avaliamos principalmente as implicações da voz (BARTHES, 1977; ELLIOTT, 2017; VALENTE, 2012) no circuito. No campo da regulação, os fluxos entre o local e o global são avaliados nas canções a partir da noção de gêneros musicais (JANOTTI JR, 2006, 2008, 2014). Suas mesclas e tensões são articuladas com os hibridismos (CANCLINI, 2000; HERNANDEZ, 2010; VARGAS, 2007), a partir da ideia de ambivalência. Entendemos que há dois processos que se interseccionam e se complementam, os quais denominamos hibridismo aderente e hibridismo generativo. Com a articulação completa do circuito da comunicação em torno da produção de Drexler e Ramil, temos condição de identificar a configuração de uma canção latino-americana que é contemporânea, autoral, intimista, matricial e participa dos fluxos globais e locais como expressão de temperamento e diversidade (ORTIZ, 2015).
Abstract (english): Determinados cancionistas en América Latina, actualmente evidencian una configuración cultural (GRIMSON, 2011) marcada por actuaciones que enfatizan la matriz de la canción y por procesos ambivalentes de hibridismo. Son representativos de este tipo de producción contemporánea, beneficiaria de la experiencia histórica de la música popular en el continente, el uruguayo Jorge Drexler y el brasileño Vitor Ramil. Para evaluar sus producciones actuales en estos términos, investigamos sus actuaciones en shows realizados en 2018 y en sus lanzamientos más recientes, del año 2017. El objetivo es identificar los elementos que configuran una canción que participa de las transformaciones de la cultura en la contemporaneidad. Nuestro análisis está basado en el circuito de comunicación (DU GAY et al, 2013), que adaptamos al estudio de la música, proponiendo un abordaje compuesto por las instancias de producción, audición, materialidad, regulación e hibridismos. Cada componente del circuito, en el proceso de investigación, cuenta con categorías específicas de análisis. En el eje principal, el de la producción, evaluamos las sonoridades (TROTTA, 2011) y los tipos variados de actuación (FRITH, 1998; ZUMTHOR, 2014), que también se articulan en el ámbito de la audición, en el cual se configuran ambientes y producciones de presencia (GUMBRECHT, 2014, 2015). Ya esa presencia se relaciona directamente con la instancia de materialidad, cuando evaluamos principalmente las implicaciones de la voz (BARTHES, 1977, ELLIOTT, 2017, VALENTE, 2012) en el circuito. En el campo de la regulación, el entorno entre local y global, es evaluado a partir de la noción de géneros musicales (JANOTTI JR, 2006, 2008, 2014). Sus mezclas y tensiones son articuladas con los hibridismos (CANCLINI, 2000; HERNANDEZ, 2010; VARGAS, 2007), a partir de la idea de ambivalencia. Entendemos que hay dos procesos que se cruzan y se complementan, los cuales denominamos hibridismo adherente e hibridismo generativo. Con la actuación completa del circuito de la comunicación en torno de la producción de Drexler y Ramil, tenemos condiciones de identificar la configuración de una canción latinoamericana que es contemporánea, autoral, intimista, matricial y participa del entorno global y local como expresión de temperamento y diversidad (ORTIZ, 2015).
Keywords: Comunicação
Canção Latino-Americana
Estudos Culturais
Jorge Drexler
Vitor Ramil
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Arte e Design
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8526
Issue Date: 14-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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