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Tipo do documento: Dissertação
Título: A aprendizagem da geometria espacial potencializada por meio de um aplicativo de realidade aumentada na perspectiva do mobile learning
Autor: Resende, Bruno 
Primeiro orientador: Muller, Thaísa Jacintho
Resumo: Esta dissertação aborda uma investigação sobre a aprendizagem de geometria espacial por meio de dispositivos móveis com a utilização de um aplicativo de Realidade Aumentada. Os objeti-vos foram de analisar, verificar e entender como o mobile learning se apresenta no processo de estudo de sólidos de revolução e poliedros na interação com smartphones. O presente trabalho teve pressupostos teóricos de autores que escrevem concepções sobre a aprendizagem com tec-nologia, aprendizagem de geometria, Realidade Mista, Realidade Aumentada, m-learning e marcadores inseridos na Educação. O aprendizado com a tecnologia destaca argumentações sobre os modos mais dinâmicos que os recursos tecnológicos levam para o ambiente educacio-nal. A geometria é evidenciada como um dos conteúdos que apresentam mais dificuldades para os estudantes de Ensino Médio, mas ao mesmo tempo beneficiada pelos avanços das tecnolo-gias informatizadas. A Realidade Mista é concebida como um recurso que contribui para a in-teração com informações digitais em um meio real e a Realidade Aumentada, considerada como uma Realidade Mista, promove uma nova experiência com objetos tridimensionais na aprendi-zagem de geometria espacial. O m-learning é descrito, por meio das ideias dos autores que tratam do assunto, como uma modalidade de aprendizagem móvel que permite os estudantes serem os autores do próprio conhecimento. Outra concepção teórica inserida na pesquisa é a utilização de marcadores de Realidade Aumentada como uma alternativa de potencializar o processo de aprendizagem. A pesquisa possui caráter qualitativo embasada no método da Aná-lise Textual Discursiva. Durante a pesquisa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as observações diretas, diário de campo e questionários. A investigação ocorreu em uma escola particular do município de Porto Alegre por meio de uma atividade com a utilização de um aplicativo de Realidade Aumentada. Para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas de mi-neração de texto com uma aplicação web mediante a linguagem de programação python no intuito de organizar e sistematizar os dados descritivos para facilitar os procedimentos que com-põem a Análise Textual Discursiva. Diante os resultados e a partir das categorias emergentes da pesquisa, pode ser afirmado que o mobile learning se apresenta como uma contribuição in-terativa para a aprendizagem e como auxílio na construção do conhecimento matemático. Como considerações finais, a pesquisa destaca que a aprendizagem de geometria espacial com um aplicativo de Realidade Aumentada promoveu o engajamento dos estudantes, enriqueceu o de-senvolvimento de novas formas de aprendizagem e contribuiu para um estudo mais autônomo evidenciando o estudante como o objeto central da aprendizagem
Abstract: This dissertation addresses an investigation into the learning of spatial geometry through mobile devices using an Augmented Reality application. The objectives were to analyze, verify and understand how mobile learning presents itself in the process of studying solids of revolution and polyhedra in the interaction with smartphones. The present work had the theoretical as-sumptions of authors who write conceptions about learning with technology, learning of geo-metry, Mixed Reality, Augmented Reality, m-learning and markers inserted in Education. Technology learning highlights arguments about the most dynamic ways technology brings to the educational environment. Geometry is evidenced as one of the contents that present more difficulties for students of High School, but at the same time benefited by the advances of com-puterized technologies. The Mixed Reality is conceived as a resource that contributes to the interaction with digital information in a real environment and the Augmented Reality, conside-red as a Mixed Reality, promotes a new experience with three-dimensional objects in the lear-ning of spatial geometry. The m-learning is described, through the ideas of the authors that deal with the subject, as a modality of mobile learning that allows the students to be the authors of the own knowledge. Another theoretical conception inserted in the research is the use of Aug-mented Reality markers as an alternative to potentialize the learning process. The research has a qualitative character based on the Discursive Textual Analysis method. During the research, the instruments of data collection used were direct observations, field diaries and questionnai-res. The investigation occurred in a private school in the city of Porto Alegre through an activity with the use of an Augmented Reality application. For data analysis, text mining techniques with a web application using the python programming language were used in order to organize and systematize the descriptive data to facilitate the procedures that make up the Discursive Textual Analysis. Given the results and from the emerging categories of research, it can be affirmed that mobile learning presents itself as an interactive contribution to learning and as an aid in the construction of mathematical knowledge. As final considerations, the research highlights that the learning of spatial geometry with an Augmented Reality application promo-ted the students' engagement, enriched the development of new forms of learning and contribted to a more autonomous study evidencing the student as the central object of learning
Palavras-chave: M-learning
Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Análise Textual Discursiva
Mineração de Texto
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8482
Data de defesa: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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