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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8456
Document type: Dissertação
Title: Intervenções pedagógicas e aprendizagem de matemática : implicações na consolidação da memória operacional
Author: Silveira, Bruna Dorneles 
Advisor: Lara, Isabel Cristina Machado de
Abstract (native): Esta dissertação tem como objetivo verificar de que modo diferentes estratégias e recursos pedagógicos auxiliam na consolidação da memória operacional contribuindo para a aprendizagem de Matemática por meio do desempenho dos estudantes participantes da pesquisa. Trata-se de responder ao problema de pesquisa: De que modo diferentes recursos e estratégias pedagógicas auxiliam na consolidação da memória operacional contribuindo para a aprendizagem de Matemática?. Os participantes da pesquisa foram oitenta e cinco estudantes pertencentes a três turmas que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre – RS. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos duas avaliações cognitivas e questionários, ambos elaborados pela pesquisadora e aplicados em todos os estudantes participantes da pesquisa. A pesquisa ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu no desenvolvimento das intervenções pedagógicas das três propostas de ensino elaboradas para a pesquisa, que deram ênfase: à transmissão e repetição; à manipulação de materiais e uso de jogos; à resolução de problemas e a aplicação da primeira avaliação cognitiva logo após o término de cada proposta de ensino desenvolvida nas três turmas da pesquisa. Na segunda etapa, a aplicação da avaliação cognitiva após o período de cinco meses do término das intervenções pedagógicas realizadas com as turmas. Apresenta-se uma análise qualitativa minuciosa de cada turma, priorizando o desempenho individual e o desempenho coletivo relacionado com as intervenções pedagógicas realizadas. A partir dos resultados numéricos, gráficos e quadros foram elaborados com a pretensão de ilustrar as variações no desempenho dos estudantes nas avaliações aplicadas nos dois diferentes momentos. Os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD. A partir dessa análise, emergiram oito categorias em relação as atividades que contribuíram para a compreensão dos conteúdos desenvolvidos, sejam elas: jogos pedagógicos; atividades manipulativas; aprendizagem por transmissão; repetição de exercícios; aprendizagem pela interação; fixação do conteúdo. Os resultados da análise permitiram compreender como os diferentes recursos e estratégias pedagógicas auxiliaram no armazenamento das informações retidas na memória operacional, por meio da análise do desempenho dos estudantes nas avaliações cognitivas e, perspectivas dos participantes expressas nos questionários aplicados. Desse modo, dentre as conclusões, aponta-se que, na perspectiva dos estudantes, participantes da pesquisa, a utilização de materiais manipulativos e jogos pedagógicos, contribuem para a consolidação da memória operacional, explicitado por meio dos excertos nos questionários e, constatado pelos resultados obtidos nas avaliações cognitivas. Salienta-se ainda que, as turmas que obtiveram melhores desempenhos a longo prazo convergem com a proposta de ensino desenvolvida. Evidencia-se que os jogos utilizados nas intervenções pedagógicas foram eficazes para a consolidação da memória operacional, pois apresentaram melhoras significativas nos desempenhos dos estudantes, contribuindo para a aprendizagem de Matemática.
Abstract (english): This dissertation aims to verify how different strategies and pedagogical resources help in the consolidation of the operational memory contributing to the learning of Mathematics through the performance of the students participating in the research. The main question of the research is: How different resources and pedagogical strategies help in the consolidation of the operational memory contributing to the learning of Mathematics?. The participants of the research were eighty-five students from three groups that attended the 8th year of elementary school of a private school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre - RS. For the data collection, two cognitive evaluations and questionnaires were used as instruments, both elaborated by the researcher and applied in all the students participating in the research. The research took place in three stages. The first one consisted in the development of the pedagogical interventions of the three proposals of teaching elaborated for the research, that emphasized: to the transmission and repetition; the manipulation of materials and the use of games; problem solving and the application of the first cognitive assessment soon after the end of each teaching proposal developed in the three classes of the research. In the second stage, the application of the cognitive evaluation after the period of five months of the end of the pedagogical interventions carried out with the classes. A qualitative analysis of each class is presented, prioritizing the individual performance and the collective performance related to the pedagogical interventions performed. From the numerical results, graphs and tables were elaborated with the pretension to illustrate the variations in the students performance in the evaluations applied in two different moments. The qualitative data were analyzed through the Discursive Textual Analysis - ATD. From this analysis, eight categories emerged in relation to the activities that contributed to the understanding of the contents developed, be they: pedagogical games; manipulative activities; learning by transmission; repetition of exercises; learning by interaction; content fixation. The results of the analysis allowed us to understand how the different pedagogical resources and strategies helped to store the information retained in the operational memory, through the analysis of the student performance in cognitive assessments and the perspectives of the participants expressed in the questionnaires applied. Thus, among the conclusions, it is pointed out that, from the perspective of students, participants in the research, the use of manipulative materials and pedagogical games contribute to the consolidation of operational memory, made explicit through the excerpts in the questionnaires and, obtained in the cognitive evaluations. It should also be noted that the groups that obtained better long-term performance converge with the developed teaching proposal. It is evidenced that the games used in the pedagogical interventions were effective for the consolidation of the operational memory, since they presented significant improvements in the students performances, contributing to the learning of Mathematics.
Keywords: Intervenções Pedagógicas
Aprendizagem Matemática
Memória Operacional
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Ciências
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8456
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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