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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8422
Document type: Dissertação
Title: A teoria da argumentação na língua aplicada à resolução de questões do ENEM, opção Espanhol
Author: Immich, Maica Frielink 
Advisor: Barbisan, Leci Borges
Abstract (native): Nesta dissertação aplica-se a Teoria da Argumentação na Língua (ADL) à resolução de questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Inicialmente, organizam-se os conceitos teóricos necessários para a realização da descrição semântica das questões e as contribuições da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) são usadas como aparelho teórico-metodológico. Resolvem-se as cinco questões da prova de língua espanhola do ENEM 2017. Para a resolução das mesmas, descrevem-se semanticamente as três partes das questões, a saber: texto-base, comando da questão e alternativas de resposta. Reflete-se sobre a articulação entre essas partes e o papel dos blocos semânticos intermediários e dos blocos semânticos síntese. Além disso, discute-se a classificação das questões a habilidades da Matriz de Referência do Exame e destacam-se aos recursos linguísticos, textuais e argumentativos empregados, especialmente nos textos-base. Considera-se que as questões são compostas por um discurso central, pertencente ao texto-base, ao qual são acoplados dois segmentos de discurso, os comandos das questões e as alternativas de resposta, que originam o macrodiscurso-questão. Conclui-se que os títulos dos textos-base são importantes para a reconstrução do sentido, porque, conjuntamente com a estrutura dos textos, orientam a unidade temática dos discursos e fornecem indicações a respeito da continuidade discursiva. Ademais, a partir das análises, verifica-se que a maioria das sínteses argumentativas apresentam argumentações transgressivas, o que se considera bastante relevante do ponto de vista de elaboração da prova, pois exige que os candidatos encadeiem segmentos de forma diversa do senso comum e das argumentações mais corriqueiras, as normativas, e de fato compreendam os discursos apresentados na prova para resolver as questões.
Abstract (english): Este trabajo consiste en la aplicación de la Teoría de la Argumentación en la Lengua (ADL) a la resolución de cuestiones de lengua española delExame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para eso, se organizan los conceptos teóricos necesarios para la descripción semántica de las cuestiones y se consideran las contribuciones de la Teoría de los Bloques Semánticos (TBS) como el aparato teórico y metodológico del estudio. En total se resuelven las cinco cuestiones de la prueba de lengua española del ENEM 2017. Para las resoluciones, se describen semánticamente las tres partes de las cuestiones: texto-base, comandos de las cuestiones y alternativas de respuesta. Se reflexiona acerca de la articulación entre esas partes y el rol de los bloques semánticos intermediarios y de los bloques semánticos síntesis. Además de eso, se discute la clasificación de las cuestiones en las habilidades de la Matriz de Referencia del Examen y atenta a los recursos lingüísticos, textuales y argumentativos empleados, especialmente en los textos-base. Se considera que las cuestiones se componen por un discurso central, perteneciente al texto-base, al cual se unen dos segmentos de discurso, los comandos de las cuestiones y las alternativas de respuesta, que originan el macro discurso-cuestión. Se concluye que los títulos de los textos-base son importantes para la reconstrucción del sentido porque, sumados a la estructura de los textos, orientan a la unidad temática de los discursos y ofrecen indicaciones respecto a la continuidad discursiva. Asimismo, a partir de los análisis, se verifica que la mayoría de las síntesis argumentativas presentan argumentaciones transgresivas, lo que se considera bastante relevante del punto de vista de elaboración de la prueba, pues exige que los candidatos encadenen segmentos de forma diversa a la del sentido común y a las argumentaciones más recurrentes, las normativas, y de hecho comprendan los discursos presentados en la prueba para resolver las cuestiones.
In this dissertation, the Theory of Argumentation within Language (TAL) was applied to the resolution of Spanish language questions of Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). First, the theoretical concepts needed for the semantic description of questions were organized, and the contributions of the Semantic Blocks Theory (SBT) were used as a theoreticalmethodological approach. Five Spanish language questions of ENEM 2017 were resolved. The question resolution consisted of a semantic description of the three parts of each question, namely the reference text, the command, and the answer alternatives. The articulation between these parts and the role of intermediate semantic blocks and the summary semantic blocks. Furthermore, the classification of questions and the abilities of the Exam Reference Matrix are discussed, and the linguistic, textual and argumentative resources employed are highlighted, especially in the reference text. It is considered that the questions are comprised of a central discourse, a part of the reference text, which is linked to two segments of discourse – the commands and the answer alternatives – that originate the macro discourse-question. In conclusion, the titles of the reference texts are important for the reconstruction of the meaning, since they – as well as the text structure – orient the thematic of the discourses and supply indications regarding their continuity. Moreover, through the analyses, most of the argumentative summaries present transgressive argumentations, which is relevant for the process of test elaboration, since it demands that the candidates link segments in a way that is distinct from common sense – the normative argumentations – and indeed comprehend the discourses presented in the test to solve the questions.
Keywords: Teoria da Argumentação na Língua
Teoria dos Blocos Semânticos
Resolução de Questões
Leitura
ENEM
CNPQ Knowledge Areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 18 meses
Date to release fulltext: 24/07/2020
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8422
Issue Date: 19-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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