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dc.creatorCosta, Fábio Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829369714568555por
dc.contributor.advisor1Santos, Andreia Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9544763044134842por
dc.date.accessioned2018-12-26T17:06:52Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8390-
dc.description.resumoA Educação Física é uma área do conhecimento interdisciplinar e desenvolve-se nos entremeios da biologia, fisiologia, motricidade e pedagogia, sendo um componente curricular obrigatório na educação básica brasileira e orientada pelos PCN, pelas orientações curriculares estaduais/municipais e pela BNCC. Sua epistemologia está em franco processo de construção e, nesta Tese, seu estilo de pensamento é questionado, tensionado a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que apresentamos como somática, ainda marginalizada na escola. Neste contexto, passamos a nos questionar quanto à necessidade de compreender que repercussões sobre a qualidade de vida e sobre a autopercepção corporal poderiam ser observadas em jovens escolares com a aplicação de métodos e técnicas de Educação Somática enquanto aulas de Educação Física. Este questionamento instituiu nosso objetivo geral de pesquisa que foi o de compreender como a Educação Física Escolar Somática (EFES), enquanto proposta teórico-metodológica, contribui para as significações de corpo, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde no currículo escolar do ensino médio de uma escola pública maranhense. Assim, metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação mista com análises estatísticas e Análise de Conteúdo da Enunciação-ACE. Realizamos as análises estatísticas a partir da aplicação do questionário WHOQOL-bref e do tratamento dos dados pelo software SPSS (Versão 17.0 para Windows), para avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde – QVRS de dois grupos juvenis – Grupo Controle (n=356) e Grupo Oficina (n=36) – em dois momentos: antes e após a intervenção pedagógica de Educação Somática pelo Grupo Oficina. A intervenção constituiu-se de 63 aulas que aconteceram entre março e agosto de 2018 somente com alunos do Grupo Oficina. Com os resultados do questionário, concluiu-se que as aulas de EFES proporcionaram a elevação dos níveis da QVRS no Grupo Oficina, enquanto o Grupo Controle teve seus escores de QVRS diminuídos. Também, após a realização dos testes estatísticos t, Mann-Whitney Test, Coeficiente de Correlação de Spearmam e Kruskal-Wallis, todos com p<0,050, concluiu-se que a diminuição dos escores no Grupo Controle e o aumento no Grupo Oficina não foram estatisticamente significantes, reforçando a hipótese nula destas variações. Quanto à análise qualitativa a partir da observação de vídeos das aulas, de diários de aula e de grupos focais com os participantes da oficina, construiu-se quatro categorias de análise: 1) Corpo: protagonista da percepção; 2) O sentido e o sentir-se do pensamento somático; 3) Corpos em relação: o soma social; e 4) Ambiente educacional somático. Com a análise destas categorias, concluiu-se que a hipótese inicial da pesquisa foi corroborada, pois as mediações pedagógicas da EFES melhoraram os níveis de QVRS, em todos os seus domínios e promoveram ressignificações positivas em relação aos conceitos de corpo e saúde. As narrativas juvenis, quando cotejadas antes e após as aulas, mostraram que as significações sobre seus corpos, sejam baseadas em autopercepção mais sensível, vibrátil e consciente, sejam em relação aos níveis de percepção corporal, narrados antes do desenvolvimento das aulas de EFES, foram modificadas, de maneira diversa, mas de forma positiva. Assim, nossa defesa e tese é a de que as aulas de Educação Física Escolar Somática – EFES promovem no soma juvenil uma autorregulação viva em suas dimensões física, psíquica e emocional. Como o componente curricular é um conjunto teórico-metodológico educativo, produz sentido de atenção ao cuidado de si e da saúde. São vivências que levam a uma experiência de aprendizagem somática, que potencializam ao professor uma pedagogia para o ensino do cuidado de si e, para o aprendente, a promoção do cuidado de si e da melhoria da qualidade de vida em seus aspectos físico, psicológico, social e ambiental.por
dc.description.abstractLa Educación Física es un area del conocimiento interdisciplinar que se desarrolla entre la biología, fisiología, motricidad y pedagogía. Además, es un componente curricular obligatorio en la educación básica brasileña, guiada por el PCN, por las directrices curriculares estatales y municipales, y por la BNCC. Su epistemología está en franco proceso de construcción y, en esta Tesis, su estilo de pensamiento es cuestionado, tensado desde una perspectiva teórico-metodológica que presentamos como somática, aún marginada en la escuela. En este contexto, pasamos a cuestionarnos en cuanto a la necesidad de comprender qué repercusiones sobre la calidad de vida y la autopercepción corporal podrían ser observadas en jóvenes escolares con la aplicación de métodos y técnicas de Educación Somática como clases de Educación Física. Este cuestionamiento instituyó nuestro objetivo general de investigación que fue el de comprender cómo la Educación Física Escolar Somática (EFES), como propuesta teórico-metodológica, contribuye a las significaciones de cuerpo, salud y calidad de vida relacionada a la salud en el currículo escolar de la enseñanza media de una escuela pública maranhense. Así, desarrollamos una investigación-acción mixta con análisis estadísticos y Análisis de Contenido de la Enunciación-ACE. Los análisis estadísticos a partir de la aplicación del cuestionario WHOQOL-bref y del tratamiento de los datos por el software SPSS (Versión 17.0 para Windows), para evaluación de la Calidad de Vida Relacionada a la Salud - QVRS de dos grupos juveniles - Grupo Control (n=356) y Grupo Taller (n=36) - en dos momentos: antes y después de la intervención pedagógica de Educación Somática por el Grupo Taller. La intervención se constituyó de 63 lecciones que tuvieron lugar de marzo y agosto de 2018 solamente con alumnos del Grupo Taller. Con los resultados del cuestionario se concluyó que las clases de EFES proporcionaron la elevación de los niveles de QVRS en el Grupo Taller, mientras que el Grupo Control tuvo sus escores de QVRS disminuidos. También, tras la realización de las pruebas estadísticas t, Mann-Whitney Test, Coeficiente de Correlación de Spearmam y Kruskal-Wallis, todos con p<0,050, se concluyó que la disminución de los escores en el Grupo Control y el aumento en el Grupo Taller no fueron estadísticamente significantes, reforzando la hipótesis nula de estas variaciones. En cuanto al análisis cualitativo a partir de la observación de videos de las clases, de Diarios de Aula y Grupos Focales con los participantes del Taller, se construyeron cuatro categorías de análisis. Con el análisis de estas categorías se concluyó que la hipótesis inicial de la investigación fue corroborada, pues las mediaciones pedagógicas de la EFES mejoraron los niveles de QVRS, en todos sus dominios y promovieron resignificaciones positivas en relación a los conceptos de cuerpo y salud. Las narraciones juveniles cuando se cotejaron antes y después de las clases, mostraron que las significaciones sobre sus cuerpos, se basan en auto percepción más sensible, vibrátil y consciente, sean en relación a los niveles de percepción corporal, narrados antes del desarrollo de las clases de EFES, modificadas, de manera diversa, pero de forma positiva. Así, nuestra defensa y tesis es que las clases de Educación Física Escolar Somática - EFES promueven en la suma juvenil una autorregulación viva en sus dimensiones física, psíquica y emocional. Como componente curricular es un conjunto teórico-metodológico educativo, produce sentido de atención al cuidado de sí y de la salud. Son vivencias que llevan a una experiencia de aprendizaje somática que potencian al profesor una pedagogía para la enseñanza del cuidado de sí y para el alumno la promoción del cuidado de sí y la mejora de la calidad de vida en sus aspectos físico, psicológico, social y ambiental.spa
dc.description.abstractThe Physical Education is an area of interdisciplinary knowledge and is developed in the midst of biology, physiology, motricity and pedagogy, being a compulsory curricular component in Brazilian basic education and guided by PCN, state/municipal curricular guidelines and BNCC. His epistemology is in the open process of construction and, in this thesis, his style of thought is questioned, strained from a theoretical-methodological perspective that we present as somatic, still marginalized in the school. In this context, we began to question the need to understand that repercussions on the quality of life and on the self-perception of the body could be observed in young school children with the application of Somatic Education methods and techniques as Physical Education classes. This questioning established our general objective of research that was to understand how the Somatic Physical Education School (EFES), as a theoretical-methodological proposal, contributes to the meanings of body, health and health-related quality of life in the secondary school curriculum of a public school in the state of Maranhão. Thus, we methodologically developed a mixed action research with statistical analysis and Analysis of Content of Enunciation-ACE. Statistical analyzes were performed using the WHOQOL-bref questionnaire and the SPSS software (Version 17.0 for Windows) to evaluate the Health-Related Quality of Life (QVRS) of two juvenile groups - Controle Group (n=356) and Oficina Group (n=36) - in two moments: before and after the pedagogical intervention of Somatic Education by the Oficina Group. The intervention consisted of 63 classes that happened between March and August of 2018 only with students of the Oficina Group. With the results of the questionnaire, it was concluded that the EFES classes provided the elevation of the QVRS levels in the Controle Group, while the Controle Group had its QVRS scores decreased. Also, after performing the statistical tests t, Mann-Whitney Test, Spearmam Correlation Coefficient and Kruskal-Wallis, all with p <0,050, it was concluded that the decrease in the scores in the Controle Group and the increase in the Oficina Group were not statistically significant, reinforcing the null hypothesis of these variations. As for the qualitative analysis from the observation of videos of the classes, class diaries and focus groups with the participants of the workshop, four categories of analysis were constructed: 1) Body: protagonist of perception; 2) The meaning and feeling of somatic thinking; 3) Bodies in relation: the social sum; and 4) Somatic educational environment. With the analysis of these categories, it was concluded that the initial hypothesis of the research was corroborated, since the pedagogical mediations of the EFES improved the levels of QVRS in all their domains and promoted positive re-significances in relation to the concepts of body and health. The juvenile narratives, when compared before and after school, showed that the meanings about their bodies, based on a more sensitive, vibrating and conscious self-perception, in relation to the levels of body perception, narrated before the development of the EFES classes, were modified, in a different way, but in a positive way. Thus, our defense and thesis is that the Somatic School Physical Education classes - EFES promote in the youth soma a living self-regulation in its physical, psychic and emotional dimensions. As the curricular component is a theoretical-methodological set education, produces a sense of attention to self care and health. These are experiences that lead to a somatic learning experience, which potentiate the teacher a pedagogy for the teaching of self care and, for the learner, the promotion of self care and improvement of the quality of life in its physical, psychological, social and environmental.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2018-12-26T11:36:16Z No. of bitstreams: 1 FÁBIO SOARES DA COSTA.pdf: 3132289 bytes, checksum: 5fba310e730ab2157ba1038c31ea1ae4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-12-26T16:40:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FÁBIO SOARES DA COSTA.pdf: 3132289 bytes, checksum: 5fba310e730ab2157ba1038c31ea1ae4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-26T17:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FÁBIO SOARES DA COSTA.pdf: 3132289 bytes, checksum: 5fba310e730ab2157ba1038c31ea1ae4 (MD5) Previous issue date: 2018-12-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173791/F%c3%81BIO%20SOARES%20DA%20COSTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação Física Escolar Somáticapor
dc.subjectQualidade de Vidapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação física escolar somáticapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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