Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8374
Tipo do documento: Dissertação
Título: As organizações como (re)construções discursivas : as interações possíveis na ambiência digital
Autor: Falavigna, Francielle Benett 
Primeiro orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Resumo: O nosso objeto de pesquisa são as organizações hospitalares acreditadas, tendo como objetivos analisar os discursos organizacionais de hospitais com acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI) que emergem na ambiência digital, especialmente nos seus sites/portais; discutir a possível ocorrência [ou não] de alguma relação de intenção discursiva que legitime a acreditação da Joint Commission International (JCI); e, investigar sobre como essas organizações se (re)constroem discursivamente a partir da interação mediada pelo computador. Para atender a esses objetivos recorremos às concepções de comunicação de França (2006) e Wolton (2010), ao entendimento dos níveis interação de Primo (2011, 2013) e às dimensões de interação propostas por Oliveira (2016), elementos da filosofia da linguagem de Bakhtin (2011, 2014) e à abordagem teórico-metodológica de Charaudeau (2007; 2008). Scroferneker, Amorim e Oliveira (2016), subsidiaram o nosso entendimento sobre organizações e comunicação organizacional e Fairhurts e Putnan (2010), sobre a concepção de que as organizações se constituem como construções discursivas. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), dentre outros autores, por sua vez, apoiaram nossas discussões/reflexões sobre ambiência/comunicação digital, mídias/redes sociais e interações midiatizadas. Selecionamos o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), acreditado em 2017 e considerado como um Hospital Universitário de referência, como estudo de caso. Considerando as dimensões sugeridas por Oliveira (2016) e os níveis de interação de Primo (2011), identificamos uma postura informacional, por parte do HCPA, quando das interações analisadas nas plataformas do Facebook e do Twitter. Igualmente, observamos que o Hospital legitima e (re)afirma em seu site/portal o discurso buscando aproximar os seus valores às solicitações da organização acreditadora.
Abstract: Our research objective is to accredited hospital organizations, aiming to analyze the organizational discourses of hospitals with international accreditation by the Joint Commission International (JCI) that emerge in the digital environment, especially in their sites / portals; discussing the possible occurrence [or not] of some discursive intention relationship that would legitimize Joint Commission International (JCI) accreditation; and to investigate how these organizations (re) construct themselves discursively from the interaction mediated by the computer. In order to meet these objectives, we used the communication conceptions of França (2006) and Wolton (2010), to understand the interaction levels of Primo (2011, 2013) and the interaction dimensions proposed by Oliveira (2016), elements of the philosophy of language of Bakhtin (2011, 2014) and to the theoretical-methodological approach of Charaudeau (2007; 2008). Scroferneker, Amorim and Oliveira (2016), subsidized our understanding of organizational and organizational communication and Fairhurts and Putnan (2010), on the conception that organizations constitute as discursive constructions. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), among others, supported our discussions / reflections on digital environment / communication, media / social networks and mediated interactions. We selected the Hospital of Clinics of Porto Alegre (HCPA), accredited in 2017 and considered as a Reference University Hospital, as a case study. Considering the dimensions suggested by Oliveira (2016) and the interaction levels of Primo (2011), we identified an informational posture by the HCPA when interactions analyzed on Facebook and Twitter platforms. Likewise, we note that the Hospital legitimizes and (re) affirms in its site / portal the speech seeking to approximate its values to the requests of the accreditation organization.
Nuestro objeto de investigación son las organizaciones hospitalarias acreditadas, teniendo como objetivos analizar los discursos organizacionales de hospitales con acreditación internacional por la Joint Commission International (JCI) que emergen en el ambiente digital, especialmente en sus sitios / portales; discutir la posible ocurrencia [o no] de alguna relación de intención discursiva que legitime la acreditación de la Joint Commission International (JCI); e investigar sobre cómo estas organizaciones se re-construyen discursivamente a partir de la interacción mediada por el ordenador. Para atender a estos objetivos recurrimos a las concepciones de comunicación de França (2006) y Wolton (2010), al entendimiento de los niveles interacción de Primo (2011, 2013) ya las dimensiones de interacción propuestas por Oliveira (2016), elementos de la filosofía del lenguaje de Bakhtin (2011, 2014) y al enfoque teórico-metodológico de Charaudeau (2007; 2008). (2006), sobre la concepción de que las organizaciones se constituyen como construcciones discursivas. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), entre otros autores, a su vez, apoyaron nuestras discusiones / reflexiones sobre ambiente / comunicación digital, medios / redes sociales e interacciones mediáticas. En cuanto a las dimensiones sugeridas por Oliveira (2016) y los niveles de interacción de Primo (2011), identificamos una postura informacional, por parte del HCPA, cuando las interacciones analizadas en las plataformas de Facebook y Twitter. Igualmente, observamos que el Hospital legitima y (re) afirma en su sitio / portal el discurso buscando aproximar sus valores a las solicitudes de la organización acreditadora.
Palavras-chave: Discursos Organizacionais
(Re)construções Discursivas
Comunicação Organizacional
Ambiência Digital
Hospitais
Joint Commission International
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8374
Data de defesa: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdfFRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS4,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.