Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8315
Tipo do documento: Tese
Título: A tinta do (in)visível : olhares sobre a poética da transcriação nas edições de A asa e a serpente, de Vicente Cecim
Autor: Pimentel, Danieli dos Santos 
Primeiro orientador: Passos, Marie-Hélène Ginette Pascale Paret
Resumo: A presente tese estuda a poética da transcriação nas edições de A asa e a serpente (1979, 1980, 1988 e 2004), de autoria do escritor brasileiro Vicente Cecim, com o objetivo de analisar, a partir do cotejo entre os livros, como se exerce a escritura literária do autor pelo viés da tinta (in)visível. Primeiramente, cria-se um percurso sobre os principais aspectos da trajetória do autor, além de sua relação com a literatura brasileira contemporânea. No que diz respeito à recepção crítica de sua obra, elencam-se opiniões diversas com base em registros presentes na publicação inicial de A asa e a serpente (1979), perpassando por análises mais específicas acerca do universo criativo ceciniano. Aliado a isso, discorre-se a respeito da composição literária do ciclo de Andara, que tem como vértices, dentre outros, reflexões que envolvem o Ser e as percepções de mundos (in)visíveis; a imagem do labirinto, enquanto espaço imaginário e metalinguagem da escrita de Vicente Cecim; o inacabamento da própria escrita literária e o silêncio como espaço aberto à imaginação criadora. No capítulo de fundamentação, explica-se o que é a poética da transcriação pela lógica do próprio escritor, e de como esse conceito sugere meios de analisar as diferentes edições de A asa e a serpente. E, por último, delineia-se um cotejo entre as edições e A asa e a serpente, que resulta na conclusão de que Vicente Cecim concebe uma escrita transcriativa que se centra entre o visível e o invisível, culminando em oscilações que são perceptíveis através de mudanças no plano da escrita e no projeto gráfico dos livros
Abstract: This thesis studies the poetics of transcreation in the editions of A asa e a serpente [The Wing and the Serpent] (1979; 1980; 1988; and 2004), from Brazilian writer Vicente Cecim, with the objective of analyzing, from a comparison of the books, how the author’s literary work is carried by the glance of the (in)visible ink. First, it is created a route of the main aspects of the author’s trajectory, in addition to his relationship with contemporary Brazilian literature. In regard to critical reception of his work, diverse opinions are listed based on records present in the initial publication of A asa e a serpente (1979), passing through more specific analysis of Cecim’s creative universe. In conjunction, we discuss the literary composition of Andara’s cycle, which has as vertices, among others, reflections involving the Being and the perception of (in)visible worlds; the imagery of the labyrinth, as an imaginary space and a metalanguage of Vicente Cecim’s writing; the unfinishedness of literary writing itself and silence as a space opened to the creative imagination. In the chapter on theoretical foundation, an explanation is provided on what is the transcreation poetics through the logic of the writer himself, and how that concept suggests means for analyzing the different editions of A asa e a serpente. Lastly, it is outlined a comparison of the editions, resulting in the conclusion that Vicente Cecim delineates a transcreative writing approach centered between the visible and the invisible, culminating in oscillations which become perceptive trough changes in the writing plane and in the graphic project of the books.
Cette thèse étudie la poétique de la transcréation dans les différentes éditions du livre A asa e a serpente (1979, 1980, 1988 et 2004), de l’écrivain brésilien Vicente Cecim. L’objectif est d’analyser, à partir de la comparaison entre les éditions, comment se construit l’écriture littéraire de l’auteur par le biais de l’encre (in)visible. Dans un premier temps, on présente un parcours des principaux aspects de la trajectoire de l’auteur, et aussi de sa relation avec la littérature brésilienne contemporaine. En ce qui concerne la réception critique de son oeuvre, on rassemble des opinions diverses basées sur des registres présents dans la première publication de A asa e a serpente (1979), en passant par des analyses plus spécifiques l’univers créatif de Cecim. De plus, on développe une étude de la composition littéraire du cycle de Andara, qui a comme vecteurs, entre autres, des réflexions au sujet de l’Être et des perceptions de mondes (in)visibles, l’image du labyrinthe comme espace imaginaire et du métalangage de l’écriture de Vicente Cecim, l’inachevé de l’écriture littéraire et le silence comme espace ouvert à l’imagination créative. Dans le chapitre de fondation, on explique ce qu’est la poétique de la transcréation par la logique de l’écrivain lui-même, et comment ce concept suggère les moyens d’analyser les différentes éditions de A asa e a serpente. En dernier point, on ébauche une comparaison entre les éditions, ce qui aboutit à la conclusion selon laquelle Vicente Cecim ébauche une écriture transcréative qui est centrée entre le visible et l’invisible. Ceci déclenche des oscillations qui sont perceptibles à travers les changements de plan de l’écriture et dans le projet graphique des livres.
Palavras-chave: Andara
Visível
Invisível
Transcriação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8315
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Danieli dos Santos Pimentel.pdfDANIELI_DOS_SANTOS_PIMENTEL_TES4,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.