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Tipo do documento: Dissertação
Título: Assessoria e consultoria em Serviço Social : o ensino e o exercício profissional em debate
Autor: Ozelame, Géssica Cristina 
Primeiro orientador: Maciel, Ana Lúcia Suárez
Resumo: O presente estudo aborda os processos de assessoria e consultoria, debatendo o ensino e o exercício profissional dos assistentes sociais, considerando que estes processos são atribuições privativas e competências profissionais, no entanto, são espaços pouco ocupados pela categoria profissional, em que a produção do conhecimento se manifesta de forma incipiente. Visando responder como os processos de assessoria e consultoria estão sendo operacionalizados na formação e no exercício profissional dos assistentes sociais do Rio Grande do Sul, elencou-se como objetivo analisar os aspectos relacionados à formação e ao exercício profissional dos assistentes sociais nos processos de assessoria e consultoria, debatendo sobre desafios e possibilidades. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado pelo método dialético-crítico, que se amparou em pesquisa documental, bibliográfica e empírica, totalizando uma amostra de vinte e três (23) documentos para pesquisa documental, trinta e duas (32) produções para pesquisa bibliográfica e vinte e cinco (25) sujeitos participantes da pesquisa empírica (coordenadores, docentes e alunos dos cursos de Bacharelado em Serviço Social). Para o tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo baseada em Pagés (2006). Conclui-se que, há contradições no reconhecimento da importância do ensino dos processos de assessoria e consultoria ora sendo negado, ora sendo colocado num segundo plano, durante a formação, bem como na forma como o mesmo está sendo abordado pelas UFAS. Esta realidade reflete e pode explicar a manifestação incipiente do exercício profissional nestes processos. A partir dos dados, aponta-se para a importância do trabalho dos assistentes sociais nestes processos, tendo os sujeitos pesquisados salientado a necessidade do Serviço Social se reorganizar para ampliar sua atuação nestes espaços, fortalecer o processo de formação e a materialização do projeto ético-político, posto que esses processos estão alinhados com o mesmo. Por fim, são apresentadas proposições para contribuir na superação dos limites e materialização das possibilidades de atuação nesses processos.
Abstract: The present study deals with the advisory and consulting processes, discussing the teaching and the professional practice of social workers, considering that these processes are private assignments and professional competences, however, they are spaces little occupied by the professional category, in which the production of the knowledge manifests itself in an incipient way. Aiming to answer how the advisory and consulting processes are being operationalized in the training and professional practice of social workers in Rio Grande do Sul, the objective was to analyze the aspects related to the training and professional practice of social workers in the advisory and discussing challenges and possibilities. This is a qualitative study, guided by the dialectical-critical method, based on documental, bibliographical and empirical research, totalizing a sample of twenty-three (23) documents for documentary research, thirty-two (32) research productions and twenty-five (25) subjects participating in the empirical research (coordinators, teachers and students of the Bachelor's degree in Social Work). For the treatment and analysis of the data, the content analysis based on Pagés (2006) was used. It is concluded that there are contradictions in the recognition of the importance of teaching the advisory and consulting processes now being denied, sometimes being placed in the background, during training, as well as in the way in which it is being addressed by UFAS. This reality reflects and may explain the incipient manifestation of professional practice in these processes. From the data, it is pointed out the importance of the work of social workers in these processes, and the subjects surveyed stressed the need for Social Work to reorganize itself to expand its work in these spaces, to strengthen the formation process and the materialization of the ethical- political, since these processes are in line with it. Finally, propositions are presented to contribute to overcoming the limits and materialization of the possibilities of acting in these processes.
Palavras-chave: Serviço Social
Assessoria
Consultoria
Ensino
Exercício Profissional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8298
Data de defesa: 29-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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