Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adaptação brasileira da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias psicoativas ilícitas
Autor: Szupszynski, Karen Priscila Del Rio 
Primeiro orientador: Oliveira, Margareth da Silva
Resumo: Estudos têm mostrado que o consumo de drogas tem aumentado em todas as regiões do país. No relatório publicado no I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil verificou-se que o consumo de drogas aumentou na grande maioria das cidades brasileiras, sendo que 19,4% da população estudada fez uso de drogas na vida, exceto tabaco e álcool. Esse problema tem preocupado a sociedade e sugerido a construção de inúmeros métodos de combate à dependência química tais como grupos de auto-ajuda, psicoterapia, medicamentos, tratamentos ambulatoriais, internações, atendimento a família. Prochaska e DiClemente (1992) afirmam que avaliar a motivação para mudança, independentemente do tratamento utilizado, parece ser um aspecto importante para a utilização de intervenções adequadas para os pacientes. Esta dissertação compreende dois artigos, sendo um de revisão teórica e um empírico. No artigo teórico realizou-se uma revisão de estudos acerca do construto do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, (Transtheoretical Model of Change), desenvolvido por James O. Prochaska. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão teórica sobre o Modelo Transteórico (MTT) em tratamentos para dependência química, descrevendo seus princípios e sua relevância no atendimento a adictos.Foram realizadas buscas em Bases de Dados Pschynfo, Web of Science, Medline e Lilacs. Os descritores utilizados foram stages of change, substance abuse, treatment, assessment, drugs, addiction e readiness to change e o período pesquisado foi compreendido entre 1996 e 2006. O segundo artigo, empírico, responde ao projeto de pesquisa que deu origem a esta dissertação. Seu objetivo foi estudar as propriedades psicométricas da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias ilícitas (maconha, cocaína, crack e solventes). Este estudo apresenta o processo de adaptação e validação da URICA para drogas ilícitas. A amostra, por conveniência, foi de 214 sujeitos, sendo que 89 estavam realizando atendimento ambulatorial e 125 estavam internados por problemas com drogas ilícitas. Do total da amostra, 48 eram dependentes de maconha, 70 eram dependentes de cocaína e 33 eram dependentes de crack. Os participantes utilizavam mais de uma droga ilícita concomitantemente. As análises estatísticas evidenciaram validade de alta intensidade (a=0,657) para a URICA total (24 itens), bom como para suas sub-escalas. A URICA Adaptação Brasileira para drogas ilícitas apresentou bons resultados psicométricos, podendo ser usada em estudos que se proponham a avaliar a motivação para mudança no habito de usar drogas ilícitas.
Palavras-chave: PSICOLOGIA CLÍNICA
DEPENDÊNCIA QUÍMICA - TRATAMENTO
PSICOTRÓPICOS
MOTIVAÇÃO (PSICOLOGIA)COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SZUPSZYNSKI, Karen Priscila Del Rio. Adaptação brasileira da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para usuários de substâncias psicoativas ilícitas. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/828
Data de defesa: 17-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
387788.pdfTexto Completo2,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.