Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8230
Document type: Dissertação
Title: Os efeitos do acordo de associação transpacífico (TTP) e do acordo de parceria transatlântico de comércio e investimento (TTIP) sobre o mercado internacional de fertilizantes
Author: Bosio, Eric Losala
Advisor: Alvim, Augusto Mussi
Abstract (native): O presente estudo tem por objetivo avaliar os possíveis impactos da eliminação das barreiras tarifárias sobre o mercado dos fertilizantes. A fim de avaliar os efeitos da liberalização dos mercados, é utilizado o modelo de equilíbrio espacial formulado como um Problema de Complementaridade Mista (PCM). Para atingir o objetivo proposto são simulados cinco cenários: o primeiro considera a eliminação das barreiras tarifárias em um arranjo multilateral; o segundo simula a expansão do Acordo de Parceria Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP), incluindo-se o Brasil no acordo; o terceiro simula a inclusão do Brasil no Acordo de Associação Transpacífico (TTP); o quarto simula a formação de um acordo bilateral que elimina as barreiras comerciais entre o Brasil e a Rússia; e o quinto simula um acordo entre o Brasil e a região da África. Os maiores ganhos ocorrem no cenário em que se considera a eliminação de todas as barreiras tarifárias em um acordo comercial multilateral, o que permite dizer que, para o mercado de fertilizantes, a eliminação das barreiras tarifárias em um arranjo comercial multilateral é a melhor opção para impulsionar a produção para todos os produtores do que os arranjos regionais.
Abstract (english): The present study aims to evaluate the possible impacts of eliminating tariff barriers on the fertilizer market. To evaluate the effects of free trade is used a spatial model formulated as Mixed Complementary Problem (MCP). To achieve the proposed objective, five scenarios are simulated: the first considers the elimination of tariff barriers in a multilateral arrangement; the second simulates the expansion of the Transatlantic Trade and Investment Partnership Agreement (TTIP), including Brazil in the agreement; the third simulates the inclusion of Brazil in the Trans-Pacific Association Agreement (TTP); the fourth simulates the formation of a bilateral agreement that eliminates trade barriers between Brazil and Russia; and the fifth simulates an agreement between Brazil and the region of Africa. The biggest gains are in the scenario where the elimination of all tariff barriers in a multilateral trade agreement is considered, which means that for the fertilizer market the elimination of tariff barriers in a multilateral trading arrangement is the best option for production for all producers than regional arrangements.
Keywords: Fertilizante
Comércio
Acordo
PCM
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Negócios
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8230
Issue Date: 28-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIC_LOSALA_BOSIO.pdfERIC_LOSALA_BOSIO_DIS1.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.