Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/822
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo grupal na formação de coordenadores de grupo
Autor: Scola, Lourdes Sgarabotto 
Primeiro orientador: Seminotti, Nedio Antonio
Resumo: Esta dissertação é composta de duas partes e objetiva ampliar o conhecimento dos grupos a partir da análise do processo grupal. Na primeira parte - Processo grupal nos pequenos grupos - são apresentados conceitos de grupo, do processo grupal, operadores teóricos, segundo autores tradicionais e atuais do tema propuseram e que influenciam o estudo e a prática do trabalho com grupos atualmente. Para discutir o processo grupal são abordados seis aspectos abertura, aprendizado, resistência à mudança, feedback interpessoal, reconfiguração de vínculos, coordenação articulados com os princípios do pensamento sistêmico complexo. Na segunda parte - Processo grupal em um grupo de formação de coordenadores - são apresentados os resultados da pesquisa empírica, cujo objetivo geral foi o de compreender como ocorreu o processo grupal num grupo do curso de capacitação para coordenadores de grupos. Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, composto por uma pesquisa documental dos relatórios escritos pelos participantes, bem como do diário de campo de uma das coordenadoras. Para compreensão dos dados foi utilizada a estratégia da Análise Textual Discursiva. Entre os principais resultados destacam-se: (a) a abertura como primeiro movimento mais expressivo no processo grupal, seguido da resistência à mudança; (b) a presença intercalada dessas duas categorias de forma constante, num movimento de superfície/profundidade; (c) a abertura facilitou a valorização do aprendizado individual e do processo grupal vivido: o grupo tornou-se campo de aprendizagem. Conclui-se que o processo vivenciado pelo grupo foi de abertura, resistência à mudança e aprendizado, sendo que o feedback interpessoal foi impulsionador do movimento, da superação das dificuldades e favoreceu o alcance dos objetivos grupais.
Abstract: This dissertation consists of two parts and aims to increase the knowledge of groups from the analysis of the group process. In the first part - Group Process in small groups - group concepts are presented, of the group process, theoretical operators, according to traditional and current authors for the theme have proposed and that influence the study and practice of group work currently. To discuss the group process aboard six aspects - openness, learning, resistance to change, interpersonal feedback, links reconfiguration, coordination - that are articulated with the principles of complex systemic thinking. In the second part - Group process in a training group of group coordinators - the results of the empirical research are presented, that generally aimed to understand how the group process occurred in a group of a course that trains students for careers coordinating groups. This is a qualitative study, transverse, composed by documentary research reports written by participants, as well as the field diary of one of the course coordinators. For data understanding, it was used Textual Analysis of Discourse strategy. Among the main results, stands out: (a) the opening as the first more expressive movement in the group process, followed by the resistance to change; (b) the interchangeable presence of these two categories on a frequent way, on a movement of surface/deepness; (c) the opening favored the appreciation of the individual learning and of the group process experienced: the group became a learning field. It s concluded that the process experienced by the group was of opening, resistance to change and learning, and the interpersonal feedback was the thread that promoted the movement, the overcoming of the challenges and favored the achievement of group goals
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
DINÂMICA DE GRUPO
GRUPOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SCOLA, Lourdes Sgarabotto. Processo grupal na formação de coordenadores de grupo. 2013. 20 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/822
Data de defesa: 16-Jan-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
447007.pdfTexto Parcial229,54 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.