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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sena, David Ponciano de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6187817385761507 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bodanese, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5570299140032845 | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T13:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8215 | - |
dc.description.resumo | Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um jogo sério para plataformas móveis em comparação com um método de autoaprendizagem assistido por vídeo para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em um treinamento tradicional, a RCP é baseada no aprendizado pela prática, utilizando um modelo simulado com a ajuda de um instrutor. No entanto, este modelo apresenta um custo global mais elevado e de menor acessibilidade, despertando a necessidade de métodos alternativos mais baratos e praticáveis. Métodos: Quarenta e cinco voluntários, estudantes de medicina do primeiro ano, completaram um pré-teste de múltipla escolha escrito e um pré-teste prático sobre RCP e foram alocados aleatoriamente em dois grupos. Durante um período de 20 minutos, o grupo de autoaprendizagem vídeo, composto por 22 alunos, foi exposto a um vídeo de treinamento sobre a RCP, enquanto o grupo videogame, composto por 23 estudantes, utilizou um jogo sério, simulando um cenário de parada cardíaca, onde o aluno deveria executar uma RCP virtual para continuar jogando. Ao término do treinamento, cada grupo foi submetido a um pós-teste escrito de múltipla escolha e um pós-teste prático em um modelo de treinamento de RCP, sendo avaliados de forma cegada, por três médicos com experiência em atendimento de emergência, com base no protocolo 2015 AHA-BLS (American Heart Association - Basic Life Support). Ambos os grupos também foram avaliados quanto a quantidade de tempo que eles permaneciam interessados em cada sistema de autoaprendizagem. Resultados: O grupo vídeo apresentou desempenho superior confirmado por uma maior pontuação no teste escrito de múltipla escolha, 7.56 + -0.21 contra 6.51 + -0,21 para videogame (p = 0. 001) e pontuação no teste de avaliação prática 9,67 + -0,21 contra 8,40 + -0,21 para videogame (p <0. 001). O grupo videogame permaneceu mais tempo utilizando o método, 18,57 + - 0,66 minutos para o grupo videogame e 7,41 + -0,43 para o grupo vídeo (p <0. 001), demonstrando maior interesse no método do videogame. Conclusões: O grupo que usou o jogo sério (grupo videogame) como um método de autotreinamento em um curto período de exposição teve um desempenho pior do que o grupo vídeo nos testes teóricos e práticos em relação à ressuscitação cardiopulmonar. No entanto, houve uma clara preferência por parte dos alunos em utilizar jogos em relação aos vídeos como forma de autotreinamento. | por |
dc.description.abstract | Aim of the Study: The purpose of this study was to develop and validate a serious game for mobile platforms comparing with a video-assisted self-learning method to assist in the teaching and learning process of cardiopulmonary resuscitation (CPR) maneuvers. In a traditional training, CPR is based on learning by doing using a simulated model with the assistance of an instructor. However, this model presents an overall higher cost and less accessibility, provoking the need for cheaper and more accessible alternative methods. Methods: Forty-five volunteer first-year medical students completed a written multiple choice and practical pretest about CPR maneuvers skills and were randomly allocated into two groups. During a period of 20 minutes, the video self-learning group with 22 students was exposed to a video-based training about CPR, while the video game group with 23 students used a serious game simulating a cardiac arrest scenario where the student should perform virtual CPR to keep playing the game. Each group then performed, a written multiple choice score and practical post-test on a CPR training model while being evaluated by three blinded emergency doctors based on 2015 AHA-BLS (American Heart Association - Basic Life Support) protocol. Both groups were also evaluated about how long they kept interested on each self-learning system. Results: The video group had superior performance as confirmed by a written multiple choice score 7.56+-0.21 against 6.51+-0,21 for a video game (p=0. 001) and practical scores 9.67+-0.21 against 8.40+-0,21 for a video game (p<0. 001). The video game group stayed longer using the method as confirmed by 18.57+- 0,66 minutes for video game group and 7.41+-0,43 for the video group (p<0. 001), demonstrating greater interest in the video game method. Conclusions: The group that used a video game as a self-training method in a short period of exposure had a lower performance than the video group in both the theoretical and practical tests regarding cardiorespiratory resuscitation. However, there was a clear preference for students to use games rather than videos as a form of self-training. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Medicina e Ciências da Saúde ([email protected]) on 2018-07-13T12:02:18Z No. of bitstreams: 1 DAVID_PONCIANO_DE_SENA.pdf: 7136289 bytes, checksum: 63e5ded0ad929d80daf354b846f5dd28 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-07-18T12:59:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAVID_PONCIANO_DE_SENA.pdf: 7136289 bytes, checksum: 63e5ded0ad929d80daf354b846f5dd28 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-18T13:04:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAVID_PONCIANO_DE_SENA.pdf: 7136289 bytes, checksum: 63e5ded0ad929d80daf354b846f5dd28 (MD5) Previous issue date: 2018-04-12 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172852/TES_DAVID_PONCIANO_DE_SENA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188529/TES_DAVID_PONCIANO_DE_SENA_COMPLETO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Medicina | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Out-of-Hospital Cardiac Arrest (OHCA) | por |
dc.subject | Bystander CPR - Bystander Cardiopulmonary Resuscitation | por |
dc.subject | CAL (Computer Assisted Leaming) | por |
dc.subject | Serious Games | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.title | Avaliação comparativa de performance entre e-learning e jogo de computador em manobras de parada cardiorrespiratória | por |
dc.type | Tese | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho será publicado como artigo ou livro | por |
dc.restricao.prazo | 60 meses | por |
dc.restricao.dataliberacao | 18/07/2023 | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TES_DAVID_PONCIANO_DE_SENA_COMPLETO.pdf | DAVID_PONCIANO_DE_SENA_TES | 6,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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