Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8203
Tipo do documento: Tese
Título: As abordagens metodológicas e o perfil dos professores que lecionam estatística no ensino superior
Autor: Berlikowski, Márcia Elisa 
Primeiro orientador: Viali, Lori
Resumo: O ensino da Estatística é obrigatório em quase todos os cursos de graduação nas Instituições de Ensino do Brasil, neles encontram-se trabalhando docentes com formação inicial bem diversificada. Este estudo teve como objetivo geral analisar as concepções da Educação e caracterizar os professores de Estatística que atuam no Ensino Superior. Para isso, seguindo os caminhos de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se a entrevista com 14 docentes, divididos em grupo de licenciados e bacharéis, com o intuito de verificar de que forma esses profissionais ressignificam e moldam as suas práticas pedagógicas. Os professores selecionados, pertencentes à IES de categorias pública e privada do Rio Grande do Sul responderam questões sobre formação inicial e continuada, aspectos pedagógicos e metodológicos de suas trajetórias enquanto docentes de Estatística. Para a análise dos dados das entrevistas foi utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Com as textualizações e categorização das entrevistas percebeu-se que o ensino de Estatística na Educação Superior, independe da sua formação inicial dos seus docentes, pois as deficiências deixadas tanto na licenciatura quanto no bacharelado foram sanadas por meio de formação continuada e outras estratégias para facilitam o entendimento e a aprendizagem dos seus alunos.
Abstract: The teaching of statistics is compulsory in almost all undergraduate courses in the teaching institutions of Brazil, in which they are working teachers with a much diversified initial education. This study had as general objective to analyze the conceptions of Education and characterize the teachers of Statistics that work in Higher Education. In order to do this, following the paths of a qualitative research, the interview was used with 14 teachers, divided into a group of graduates and bachelors, in order to verify how these professionals re-signify and shape their pedagogical practices. The selected professors, from the public and private HEI of Rio Grande do Sul answered questions about initial and continuing training, pedagogical and methodological aspects of their trajectories as Statistics teachers. For the analysis of interview data, the Discursive Textual Analysis (DTA) technique was used. With the textualizations and categorization of the interviews it was noticed that the teaching of Statistics in Higher Education does not depend on the initial training of its teachers, since the deficiencies left in both the undergraduate and the baccalaureate have been remedied through continuing education and other strategies to facilitate understanding and learning of their students.
La enseñanza de la estadística es obligatoria en casi todos los cursos de graduación en las Instituciones de Enseñanza de Brasil, en ellos se encuentran trabajando docentes con formación inicial bien diversificada. Este estudio tuvo como objetivo general analizar las concepciones de la Educación y caracterizar a los profesores de Estadística que actúan en la Enseñanza Superior. Para ello, siguiendo los caminos de una investigación cualitativa, se utilizó la entrevista con 14 docentes, divididos en grupo de licenciados y bachilleres, con el fin de verificar de qué forma esos profesionales resignifican y moldean sus prácticas pedagógicas. Los profesores seleccionados, pertenecientes a la IES de categorías pública y privada de Rio Grande do Sul respondieron cuestiones sobre formación inicial y continuada, aspectos pedagógicos y metodológicos de sus trayectorias como docentes de Estadística. Para el análisis de los datos de las entrevistas se utilizó la técnica de Análisis textual Discursivo (ATD). Con las texturas y categorización de las entrevistas se percibió que la enseñanza de Estadística en la Educación Superior, independiente de su formación inicial de sus docentes, pues las deficiencias dejadas tanto en la licenciatura y en el bachillerato fueron sanadas por medio de formación continuada y otras estrategias para facilitar el entendimiento y el aprendizaje de sus alumnos.
Palavras-chave: Ensino de Estatística
Ensino Superior
Formação Docente
Metodologia de Ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8203
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese28maio-marcia-homologada-04-07-18.pdfMARCIA_ELISA_BERLIKOWSKI_TES1,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.