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dc.creatorMenezes, André Luis dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7205212095186060por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981501635179618por
dc.contributor.advisor-co1Sánchez Ilabaca, Jaime Hernan-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654539501987799por
dc.date.accessioned2018-06-15T12:15:22Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8138-
dc.description.resumoDiante das dificuldades encontradas por alunos com deficiência visual incluídos no sistema regular de ensino, no tocante a determinadas disciplinas, em particular a Matemática, apresenta-se nesta investigação um olhar voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico por um grupo de estudantes cegos e de baixa visão. A tese tem como base as contribuições e o impacto que o videojogo “Audiogeometria” pode oferecer como recurso metodológico utilizado na relação ensino e aprendizagem dentro desse grupo. Apresenta-se o Videojogo “Audiogeometria” como recurso, e também como objeto de estudo e apoio, composto de interfaces baseadas em som e em háptica para desenvolvimento de habilidades que estejam relacionadas ao pensamento matemático-geométrico do cego. O objetivo desta tese é investigar e comprovar as possíveis contribuições do uso do Videojogo ”Audiogeometria” com sujeitos deficientes visuais para o desenvolvimento do pensamento geométrico. As bases metodológicas de análise na construção e interpretação foram apoiadas na teoria dos modelos mentais para o desenvolvimento de habilidades em geometria, no caso dos estudantes cegos e de baixa visão, apoiados na Teoria de Van Hiele. Na análise das respostas utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Deste modo, nesse trabalho defende-se a tese de que o videojogo Audiogeometria contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico na perspectiva de Van Hiele e pode ser usado como uma ferramenta de impacto para o desenvolvimento do pensamento geométrico.por
dc.description.abstractIn this paper, in front of the disabilities encountered by students with visual impairment included in the regular system of education, about different disciplines, in particular Mathematics, I will present a look at the development of geometric thinking by a blind and low vision student’s group. I believe that a database as contributions and impact for the video game "Audiogeometry" can be offered as a methodological resource in the relation between teaching and learning within this community. The video game "Audiogeometry" is presented as a resource, as well as an object of study and support, composed of sound-based and haptic interfaces for the development of skills that are related to the mathematical-geometric thinking of the blind student. The methodologies of analysis in the construction and the interpretation of mental models for the development of skills in geometry in the case of blind and low vision students, was supported by the Van Hiele’s Theory. Thus, in this work we defend the thesis that the videogame Audiogeometry contributes to the development of geometric thinking in Van Hiele's perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2018-06-12T14:29:49Z No. of bitstreams: 1 TESE REVISAO 12112017 REVISADO versao final homologada André Luis Menezes.pdf: 3492223 bytes, checksum: 4d07751ea2f1b031dc48a44e794fee1c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-06-15T12:10:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE REVISAO 12112017 REVISADO versao final homologada André Luis Menezes.pdf: 3492223 bytes, checksum: 4d07751ea2f1b031dc48a44e794fee1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T12:15:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE REVISAO 12112017 REVISADO versao final homologada André Luis Menezes.pdf: 3492223 bytes, checksum: 4d07751ea2f1b031dc48a44e794fee1c (MD5) Previous issue date: 2017-09-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172502/TES_ANDRE_LUIS_DOS_SANTOS_MENEZES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento Geométricopor
dc.subjectEstudantes Cegospor
dc.subjectVideojogo “Audiogeometria”por
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigação do desenvolvimento do pensamento geométrico por meio do uso de um videojogo por estudantes cegospor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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