Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8138
Document type: Tese
Title: Investigação do desenvolvimento do pensamento geométrico por meio do uso de um videojogo por estudantes cegos
Author: Menezes, André Luis dos Santos 
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
First advisor-co: Sánchez Ilabaca, Jaime Hernan
Abstract (native): Diante das dificuldades encontradas por alunos com deficiência visual incluídos no sistema regular de ensino, no tocante a determinadas disciplinas, em particular a Matemática, apresenta-se nesta investigação um olhar voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico por um grupo de estudantes cegos e de baixa visão. A tese tem como base as contribuições e o impacto que o videojogo “Audiogeometria” pode oferecer como recurso metodológico utilizado na relação ensino e aprendizagem dentro desse grupo. Apresenta-se o Videojogo “Audiogeometria” como recurso, e também como objeto de estudo e apoio, composto de interfaces baseadas em som e em háptica para desenvolvimento de habilidades que estejam relacionadas ao pensamento matemático-geométrico do cego. O objetivo desta tese é investigar e comprovar as possíveis contribuições do uso do Videojogo ”Audiogeometria” com sujeitos deficientes visuais para o desenvolvimento do pensamento geométrico. As bases metodológicas de análise na construção e interpretação foram apoiadas na teoria dos modelos mentais para o desenvolvimento de habilidades em geometria, no caso dos estudantes cegos e de baixa visão, apoiados na Teoria de Van Hiele. Na análise das respostas utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Deste modo, nesse trabalho defende-se a tese de que o videojogo Audiogeometria contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico na perspectiva de Van Hiele e pode ser usado como uma ferramenta de impacto para o desenvolvimento do pensamento geométrico.
Abstract (english): In this paper, in front of the disabilities encountered by students with visual impairment included in the regular system of education, about different disciplines, in particular Mathematics, I will present a look at the development of geometric thinking by a blind and low vision student’s group. I believe that a database as contributions and impact for the video game "Audiogeometry" can be offered as a methodological resource in the relation between teaching and learning within this community. The video game "Audiogeometry" is presented as a resource, as well as an object of study and support, composed of sound-based and haptic interfaces for the development of skills that are related to the mathematical-geometric thinking of the blind student. The methodologies of analysis in the construction and the interpretation of mental models for the development of skills in geometry in the case of blind and low vision students, was supported by the Van Hiele’s Theory. Thus, in this work we defend the thesis that the videogame Audiogeometry contributes to the development of geometric thinking in Van Hiele's perspective.
Keywords: Pensamento Geométrico
Estudantes Cegos
Videojogo “Audiogeometria”
Ensino de Matemática
Inclusão
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Ciências
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8138
Issue Date: 29-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_ANDRE_LUIS_DOS_SANTOS_MENEZES_COMPLETO.pdfANDRE_LUIS_DOS_SANTOS_MENEZES_TES3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.