Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelord, Gabriela Carolina Cattani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0050437027935476por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625130635800187por
dc.contributor.advisor2Porlán Ariza, Rafael-
dc.contributor.advisor-co1Guimaraes, Gleny Terezinha Duro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7578246905073618por
dc.date.accessioned2018-06-15T11:40:55Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137-
dc.description.resumoEsse trabalho investigou a existência de obstáculos ideológicos que impedem que propostas inovadoras no âmbito do Ensino de Ciências advindas de projetos, modelos, métodos didáticos e teorias educacionais sejam implementadas, com êxito e de forma generalizada, no contexto tradicional de ensino. Para isso, analisou-se a proposta inovadora do Projeto IRES, tanto sua teoria quanto sua aplicação por docentes em distintas escolas. É a partir da Teoria da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux (1969), que revelamos os obstáculos ideológicos existentes entre prática inovadora e prática tradicional. Ao final, concluímos que a inovação escolar não depende só da aplicação de boas práticas pedagógicas, mas da necessidade de um novo discurso pedagógico ideológico, a fim de atender as perspectivas das propostas inovadoras para o Ensino de Ciências.por
dc.description.abstractLa investigación se centra en la reflexión sobre los obstáculos ideológicos que impiden que las propuestas innovadoras en la Enseñaza de las Ciencias sean implementadas con éxito, y de forma generalizada, en el contexto de la enseñanza tradicional. Para ello, se analiza el discurso de la teoría del Proyecto IRES y el discurso de los profesores que aplican ésta en algunas escuelas públicas. Es a partir de la teoría del Análisis del Discurso propuesta por Michel Pêcheux (1969) que se analizan los obstáculos ideológicos existentes entre las prácticas innovadoras y las tradicionales. Al final, llegamos a la conclusión de que el cambio escolar no sólo depende de las buenas prácticas de enseñanza, sino también de la necesidad de un nuevo discurso pedagógico ideológico, que de consistencia a las propuestas innovadoras en la Enseñanza de las Ciencias.spa
dc.description.abstractThis work investigated the existence of ideological obstacles that prevent innovative proposals in the field of science education from projects, models, didactic methods and educational theories to be successfully and widely implemented in the traditional context of teaching. For this, the innovative proposal of the IRES Project was analyzed, both its theory and its application by teachers in different schools. It is from the Theory of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux (1969), that we reveal the ideological obstacles between innovative practice and traditional practice. In the end, we conclude that school innovation does not depend only on the application of good pedagogical practices, but on the need for a new ideological pedagogical discourse, in order to meet the perspectives of innovative proposals for Science Teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2018-06-11T14:05:37Z No. of bitstreams: 1 TESE_BIBLIOTECA-Gabriela-delord.pdf: 13730373 bytes, checksum: d274eb7f0230f266ae20af1a737480c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-06-15T11:34:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_BIBLIOTECA-Gabriela-delord.pdf: 13730373 bytes, checksum: d274eb7f0230f266ae20af1a737480c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T11:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_BIBLIOTECA-Gabriela-delord.pdf: 13730373 bytes, checksum: d274eb7f0230f266ae20af1a737480c0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172500/TES_GABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA implementação da inovação no ensino de ciências - identificando obstáculos ideológicos : o estudo de caso do Projeto IRESpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_GABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_COMPLETO.pdfGABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_TES13,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.