Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchneider, Carolina Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828627798737431por
dc.contributor.advisor1Vitória, Maria Inês Corte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517504696173217por
dc.date.accessioned2018-05-09T18:50:46Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8015-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a implementação, no município de Porto Alegre, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, refletindo sobre quais os desdobramentos de uma política pública nacional para alfabetização numa comunidade em situação de vulnerabilidade social da periferia urbana. Tal estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva em formato de estudo de caso, por focalizar uma realidade escolar específica do município, buscando identificar no contexto escolar, os desdobramentos da implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o que incluiu uma imersão profunda no contexto. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observações registradas em “Diários de aula”. Os resultados da pesquisa foram observados em duas grandes categorias: os limites e as possibilidades do programa estudado. Na categoria limites, as principais subcategorias que emergiram foram: dificuldades de adesão inicial das professoras na formação do PACTO e falta de continuidade do Programa. Na categoria possibilidades as principais subcategorias foram: qualidade do curso e melhoria na qualidade de ensino. Os principais teóricos a subsidiarem a pesquisa quanto à alfabetização são: Mortatti, Soares, Tfouni, Morais, Ferreiro e quanto a políticas públicas Gontijo e Akkari além dos documentos oficiais do Ministério da Educação brasileiro e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RSpor
dc.description.abstractThe present work analyzes the implementation of the National Pact for Literacy at the Right Age by reflecting on what outcomes result from a literacy national public policy in a socially vulnerable community in the outskirts of Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brazil). This work is characterized as a case study research with a qualitative and descriptive approach. The study is focused on a specific school reality in the city of Porto Alegre, aiming to identify in the school context the results of the implementation of the National Pact for Literacy at the Right Age, which included a deep immersion in the context. The data was collected through semistructured interviews, document research and observations registered in the “teacher’s class notes”. The results of the research were observed in two broad categories the limits and possibilities of the program studied, the main subcategories were within the limits: difficulties of initial adherence of the teachers in the formation of PACTO and lack of continuity of the program. In the possibilities category the main subcategories were: quality of the course and improvement in the quality of teaching. The main theorists who supported the research on literacy are: Mortatti, Soares, Tfouni, Morais, and Ferreiro. The theorists researched on public policies were Gontijo and Akkari. The research also included official documents from the Brazilian Education Ministry and City Education Department of Porto Alegre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2018-04-23T14:13:15Z No. of bitstreams: 1 Carolina Chagas Schneider.pdf: 2381544 bytes, checksum: 0060d2ea1ab4c6a3c405ec25a22866b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-09T18:46:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carolina Chagas Schneider.pdf: 2381544 bytes, checksum: 0060d2ea1ab4c6a3c405ec25a22866b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T18:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Chagas Schneider.pdf: 2381544 bytes, checksum: 0060d2ea1ab4c6a3c405ec25a22866b6 (MD5) Previous issue date: 2017-01-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171889/Carolina%20Chagas%20Schneider.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : implicações de uma política pública nacional numa escola de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Chagas Schneider.pdfCAROLINA_CHAGAS_SCHNEIDER_DIS2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.