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Tipo do documento: Dissertação
Título: A inclusão de imigrantes na educação básica em Caxias do Sul : um estudo de caso na perspectiva das violências de Galtung e Fanon
Autor: Silva, Lucas Rech da 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Resumo: Esta dissertação de mestrado se funda sobre um estudo de caso que teve por objetivo investigar a inclusão de estudantes imigrantes na Educação Básica, especificamente no Ensino Médio, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, a partir da visão dos próprios estudantes. Em uma perspectiva transnacional, a pesquisa qualitativa utilizou-se de princípios de História Oral para coleta de dados e teve como interlocutoras participantes da pesquisa duas jovens imigrantes haitianas residentes na cidade e matriculadas no Ensino Médio de um colégio de grande porte. Através das concepções de violência de Johan Galtung e Frantz Fanon (física, estrutural, cultural e psicológica), este trabalho analisa as violências às quais essas estudantes estão expostas no país de origem e no Brasil em função de seu processo migratório e como estas violências estão interseccionadas por marcadores sociais da diferença como raça, gênero, geração e origem. Como resultado esse estudo problematiza às violências a que estas jovens foram e estão expostas em virtude desse processo diaspórico e tenta, de forma crítica e reflexiva, apontar caminhos para uma educação escolar que valorize a riqueza da diversidade cultural através da interculturalidade crítica.
Abstract: This dissertation (master thesis) is based on a case study that aimed to investigate the inclusion of immigrant students in Basic Education, specifically in the High School, in the city of Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, from the view of the students themselves. From a transnational perspective, the qualitative research was based on Oral History principles for data collection and had two young Haitian immigrants living in the city and enrolled in the High School of a large college as participants in the survey. Through the conceptions of the violence of Johan Galtung and Frantz Fanon (physical, structural, cultural and psychological), this work analyzes the violence to which these students are exposed in the country of origin and in Brazil due to its migratory process and how these violence are intersected by social markers of difference such as race, gender, generation, and origin. As a result, this study problematizes the violence to which these young women have been exposed because of this diasporic process and tries, humbly, critically and reflexively, to point out ways to a school education that values the richness of cultural diversity through critical interculturality.
Palavras-chave: Educação
Migração
Inclusão
Violência
Migração Haitiana
Interculturalidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8012
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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