Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maicon Lopes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015584204344604por
dc.contributor.advisor1Abreu, Luciano Aronne de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7966762795492151por
dc.date.accessioned2018-04-23T16:28:32Z-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7958-
dc.description.resumoO presente trabalho dedica-se ao estudo das relações e interações políticas e sociais existentes entre trabalho, educação e assistencialismo nas Oficinas do Arsenal de Guerra de Porto Alegre através das classes de Menores Aprendizes entre os anos de 1850 e 1870. A existência de classes de Menores Aprendizes foi uma prática do Exército Imperial em diversas províncias do Brasil no século XIX; e desta maneira, procuramos compreender como se dava, no caso da província do Rio Grande do Sul, a admissão e o aprendizado destes menores desvalidos, órfãos, expostos e indígenas dentro das oficinas do Arsenal. Logo, a principal análise envolve a existência de uma estrutura de trabalho e educação organizada pelo Estado Imperial para o desenvolvimento de mão de obra especializada e livre, as relações sociais da época na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e os mecanismos de sobrevivência da população pobre frente às dificuldades de manter a educação como subsistência infantil no período. Desta forma mostramos a existência de uma dinâmica social e política que dialoga com três vieses analisados ao nos referirmos ao funcionamento da instituição, sendo eles o viés do assistencialismo, do controle social e da formação profissional. Neste sentido, mostramos também como os menores aprendizes, inseridos dentro deste contexto militar, utilizavam de estratégias e normativas impostas a eles, por um poder estatal superior, para também ascender dentro do contexto da sociedade pobre da Porto Alegre do século XIX.por
dc.description.abstractThe present paper is dedicated to the study of the existing political relations and interactions among work, education and welfarism at the Oficinas do Arsenal de Guerra de Porto Alegre (Porto Alegre War Arsenal Workshops) through the class of Menores Aprendizes (Underage Apprentices) between the years of 1850 and 1870. The existence of the Underage Apprentices class was a common-practice by the Imperial Army in several provinces in Brazil in the century XIX, and in this way, we try to understand how, in the case of the Rio Grande do Sul province, the admission and teaching of these destitute, orphans, exposed and indigenous within the Arsenal Workshops worked. Therefore, the main analysis involves the existence of a work and education structure organized by the Imperial State for the development of specialized and free work force, the social relations of the time in the province of São Pedro do Rio Grande do Sul and the mechanisms of survival of the poor population before the difficulties of keeping education as childhood subsistence at the time. Thus, we will show the existence of a social and political dynamics that dialogues in three biases analyzed when referring to the functioning of the institution, such as the welfarism, social control and professional formation. In this sense, we will also provide how the underage apprentices, inserted in this military context, made use of strategies and regulations imposed to them, by a superior state power, in order to also ascend within the context of the poor society in the XIX century in Porto Alegre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2018-04-09T11:44:16Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, M. L. ÚTEIS A SI MESMOS E A PÁTRIA-AS CLASSES DE MENORES APRENDIZES DO ARSENAL DE GUERRA .pdf: 1382118 bytes, checksum: a9bc7d50a2fb85d3c04b3d6b36bfcc98 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-04-23T16:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS, M. L. ÚTEIS A SI MESMOS E A PÁTRIA-AS CLASSES DE MENORES APRENDIZES DO ARSENAL DE GUERRA .pdf: 1382118 bytes, checksum: a9bc7d50a2fb85d3c04b3d6b36bfcc98 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T16:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS, M. L. ÚTEIS A SI MESMOS E A PÁTRIA-AS CLASSES DE MENORES APRENDIZES DO ARSENAL DE GUERRA .pdf: 1382118 bytes, checksum: a9bc7d50a2fb85d3c04b3d6b36bfcc98 (MD5) Previous issue date: 2018-03-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171626/DIS_MAICON_LOPES_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMenores Aprendizespor
dc.subjectArsenal de Guerrapor
dc.subjectSéculo XIXpor
dc.subjectGovernos Imperial e Provincialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title“Úteis a si mesmos e a pátria” : as classes de menores aprendizagens do Arsenal de Guerra de Porto Alegre/RS (1850 – 1870)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MAICON_LOPES_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdfMAICON_LOPES_DOS_SANTOS_DIS1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.