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dc.creatorBatista, Leonardo Machado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4316581Z6por
dc.contributor.advisor1Barbisan, Leci Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1por
dc.date.accessioned2018-04-06T20:06:08Z-
dc.date.issued2018-01-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7934-
dc.description.resumoA presente dissertação debruça-se sobre a problemática do ensino de língua materna, mais especificamente sobre o tratamento dado às práticas pedagógicas que tomam como objeto de estudo os articuladores discursivos, habitualmente classificados como conjunções. Partindo-se da suposição de que há um predomínio da Gramática Tradicional nas aulas de Língua Portuguesa, faz-se uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, na qual são repercutidas algumas investigações levadas a cabo por linguistas especialistas em Ensino de língua materna e Gramática Tradicional. À proporção que se torna evidente uma hegemonia da tradição gramatical nas aulas de língua materna, são tecidas algumas considerações sobre o lugar periférico da Semântica dentro daquela proposta teórica. Além disso, são construídas reflexões sobre a importância dos sentidos na constituição de um enunciado, o que leva à sugestão de uma transformação das práticas de ensino atuais: de aulas que tomam a forma linguística como objeto exclusivo de análise em aulas que tomem o sentido como principal alvo das lições. Propõe-se, em virtude disso, para a causa do ensino dos articuladores discursivos, uma transposição didática da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e colaboradores. Objetivamente, essa proposição pretende preencher alguns déficits presentes no contexto de ensino brasileiro, manifestados sobretudo nos baixos níveis de proficiência de leitura e de escrita constatados em avaliações nacionais e internacionais. Isso porque, para um semanticista filiado a Ducrot, a leitura pode ser entendida como a busca por sentidos em um enunciado, enquanto a escrita seria a construção desses sentidos, de modo que a familiaridade com articuladores discursivos e com os tipos de jogos argumentativos potencializa habilidades discursivas nos alunos. Assim sendo, recorre-se à Teoria das Transposições Didáticas desenvolvida por Yves Chevallard para que se possa transformar, em conhecimentos a serem ensinados, conhecimentos tidos como eruditos, por exemplo, os mecanismos semântico-linguísticos envolvidos na construção dos sentidos. À vista disso, são apresentados alguns exercícios didáticos inspirados em diferentes conceitos ducrotianos, todos preocupados com o desenvolvimento de habilidades discursivas recorrendo à compreensão dos processos semânticos incutidos na formação de um enunciado. Em forma de considerações finais, fundamentando-se nos exercícios expostos, fica esclarecido que a Teoria da Argumentação na Língua dispõe de um considerável potencial para que seja transposta ao ensino de Língua Materna.por
dc.description.abstractEsta disertación examina la problemática de la enseñanza de Lengua Materna y refiere específicamente al tratamiento que se les da a las prácticas pedagógicas que toman como objeto de estudio los articuladores discursivos, que se suelen clasificar como conjunciones. A partir de la suposición de que predomina la Gramática Tradicional en las clases de Lengua Portuguesa, se presenta una revisión bibliográfica sobre la temática. En esa, se repercuten algunas investigaciones llevadas a cabo por lingüistas expertos en Enseñanza de Lengua Materna y Gramática Tradicional. A medida que se evidencia la hegemonía de la tradición gramatical en las clases de Lengua Materna, se tejen algunas consideraciones sobre el lugar periférico de la Semántica dentro de esa propuesta teórica. Además de eso, se proporcionan reflexiones sobre la importancia de los sentidos en la constitución de un enunciado, lo que lleva a la sugerencia de una transformación de las prácticas de enseñanza actuales: de clases que tienen la forma lingüística como objeto exclusivo de análisis en clases que tengan el sentido como principal meta de las lecciones. En virtud de ello, se propone, para la enseñanza de los articuladores discursivos, una transposición didáctica de la Teoría de la Argumentación en la Lengua, de Oswald Ducrot y sus colaboradores. Objetivamente, esa proposición pretende suplir algunos déficits presentes en el contexto de enseñanza brasileño, manifestados sobre todo en los bajos niveles de proficiencia de lectura y escritura constatados en evaluaciones nacionales e internacionales. Eso se debe a que un lingüista filiado a Ducrot puede entender la lectura como la búsqueda por sentidos en un enunciado, mientras la escritura se podría entender como la construcción de esos sentidos. Así, la familiaridad con los articuladores discursivos y los tipos de juegos argumentativos que establecen, potencia las habilidades discursivas de los alumnos. De este modo, se recurre a la Teoría de las Transposiciones Didácticas desarrollada por Yves Chevallard para que se puedan transformar los conocimientos considerados eruditos en conocimientos que se deben estudiar, por ejemplo, los mecanismos semántico-lingüísticos involucrados en la construcción de los sentidos. Con base en eso, se presentan algunos ejercicios didácticos inspirados en diferentes conceptos ducrotianos, todos preocupados con el desarrollo de las habilidades discursivas recurriendo a la comprensión de los procesos semánticos inherentes a la formación de un enunciado. Como consideraciones finales, fundamentándose en los ejercicios propuestos, se aclara que la Teoría de la Argumentación en la Lengua dispone de un potencial considerable de transposición a la Enseñanza de Lengua Materna.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-03-27T19:47:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Leonardo Machado Batista.pdf: 2730910 bytes, checksum: 14486b9b66e67ba24eb1683c569f820c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tatiana Lopes ([email protected]) on 2018-04-06T20:01:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Leonardo Machado Batista.pdf: 2730910 bytes, checksum: 14486b9b66e67ba24eb1683c569f820c (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171406/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Leonardo%20Machado%20Batista.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemântica Linguísticapor
dc.subjectEnsino de Língua Maternapor
dc.subjectGramática Tradicionalpor
dc.subjectTransposição Didáticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSemântica linguística e conhecimento explícito da língua : contribuições para um novo trabalho com a gramática em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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