Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7919
Tipo do documento: Tese
Título: Mediadores cognitivos e emocionais de problemas de conduta e traços Callous-unemotional no desenvolvimento infantil
Autor: Silva, Roberta Salvador 
Primeiro orientador: Arteche, Adriane Xavier
Resumo: Esse trabalho buscou investigar traços callous-unemotional (insensibilidade-frieza) e possíveis mediadores em estágios precoces do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um estudo longitudinal, com 457 crianças entre seis e sete anos de idade, com um seguimento de dois anos, resultando em dois estudos empíricos. O primeiro estudo teve como objetivo investigar o impacto de traços callous-unemotional (TCU) no reconhecimento de faces emocionais, com a utilização de tempo breve de duração dos estímulos, e o seu efeito em dois anos de seguimento. Os resultados evidenciaram que crianças com TCU apresentaram índices mais elevados de problemas de conduta e prejuízos no reconhecimento de medo no T2 e tristeza no T1 e T2, mais acentuados na duração do estímulo mais breve, e foram as únicas a não apresentar melhora na acurácia dessas emoções nos dois anos de seguimento. O segundo estudo objetivou investigar a associação entre traços callous-unemotional e empatia cognitiva como preditores da severidade de problemas de conduta ao longo do desenvolvimento. Foi identificado que crianças com TCU apresentaram prejuízo em empatia cognitiva e, por meio de regressões hierárquicas, constatou-se que atuam como preditores de problemas de condutas mais severos ao longo do desenvolvimento. Os resultados desse estudo podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções precoces com foco no treinamento de reconhecimento emocional, objetivando maior efetividade do que os protocolos de tratamento atuais focados nas consequências comportamentais de TCU, ineficazes para essa população.
Abstract: This thesis aimed to investigate callous-unemotional traits and possible mediators in the early stages of development. Thus, a longitudinal study was carried out, with 457 children between six and seven years old followed for two years. This longitudinal study resulted in two empirical studies. The first study aimed to investigate the impact of callous-unemotional traits (CU) in the emotional faces recognition using brief stimuli duration. The results showed that children with CU had higher rates of conduct problems and deficits in the recognition of fear in T2 and sadness in T1 and T2. The deficits were more accentuated with shorter stimulus duration. Moreover, CU group were the only one not to show improvement in the accuracy of these emotions during the follow-up. The second study aimed to investigate the association between callous-unemotional traits and cognitive empathy as predictors of the severity of conduct problems throughout development. It was identified that children with CU presented impairment in cognitive empathy. Furthermore, a hierarchical regression shows that cognitive empathy was a predictor of more severe behavioral problems throughout development. The results of this study may contribute to the development of an early intervention focused on the emotional recognition training, aiming for greater effectiveness than the current treatment protocols focused on the behavioral consequences, currently ineffective for CU traits.
Palavras-chave: Expressões Faciais
Empatia
Psicopatia
Problemas de Comportamento
Longitudinal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 04/04/2023
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7919
Data de defesa: 5-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA_COMPLETO.pdfROBERTA_SALVADOR_SILVA_TES3,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.