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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes Júnior, Paulo Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770316Y1por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2por
dc.date.accessioned2017-12-19T19:56:30Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7779-
dc.description.resumoA tese analisa o surgimento de uma nova categoria de newsmaking provocada pela ação do algoritmo do Facebook. A quantidade de interações realizadas pelo internauta afeta a lista de notícias recebidas. Para entender a ação deste algoritmo sobre as notícias foram entrevistados os editores da página de Zero Hora na rede social. Descobriu-se, então, que não há a garantia de que o usuário veja todo o conteúdo produzido pelo jornal. Os editores estimam que apenas 5% dos curtidores da página vão acabar enxergando os posts que foram publicados por Zero Hora. Em pesquisa realizada com a criação de um usuário do Facebook a tese descobriu que existe diferença entre os valores-notícia e os valores do algoritmo.por
dc.description.abstractThe thesis analyzes the emergence of a new category of newsmaking caused by the influence of the Facebook’s algorithm. The amount of interactions carried out by the internet affects the list of incoming news. To understand the performance of this algorithm on the news it was conducted an interview with editors of Zero Hora’s page in the social network. It turned out then that there is no guarantee that the users actually see the whole content produced by the newspaper. The editors estimate that approximately only 5 % of the page followers will end up being aware of the posts that have been published by Zero Hora. In research conducted with the creation of a Facebook user the thesis found that there is a difference between news-values and algorithm values.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2017-12-18T10:09:22Z No. of bitstreams: 1 PAULO_PINHEIRO_GOMES_JR_TES.pdf: 1838646 bytes, checksum: a2a8523e73ef305588015b1b744dfbdc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-12-19T19:33:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULO_PINHEIRO_GOMES_JR_TES.pdf: 1838646 bytes, checksum: a2a8523e73ef305588015b1b744dfbdc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T19:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULO_PINHEIRO_GOMES_JR_TES.pdf: 1838646 bytes, checksum: a2a8523e73ef305588015b1b744dfbdc (MD5) Previous issue date: 2017-08-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170520/PAULO_PINHEIRO_GOMES_JR_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectNewsmakingpor
dc.subjectAlgoritmopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleÉ o algoritmo, estúpido : como os softwares provocam alterações no conceito de newsmakingpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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