Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Luciana da Costa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420454A6por
dc.contributor.advisor1Kern, Maria Lúcia Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787183A7por
dc.date.accessioned2017-11-28T19:05:50Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7749-
dc.description.resumoA presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a forma com a qual a imagem do gaucho e do gaúcho foi construída e consagrada na pintura argentina, uruguaia e brasileira do século XX, especialmente na pintura de Cesáreo Bernaldo de Quirós (1879- 1968), Pedro Figari (1861-1938) e Pedro Weingärtner (1853-1929). Nesse sentido, partindo de questões teórico-metodológicas que percebem não apenas os diálogos que as imagens travam entre si, mas, sobretudo, seus encadeamentos temporais e mnêmicos, objetivou-se, também, estabelecer uma relação entre a obra que celebrou o gaucho e o gaúcho no século XX junto das que lhe antecederam. Assim conjugando a imagem nascente dos séculos XVIII e XIX junto daquela que foi consagrada no XX, pretendeu-se, pois, definir os diversos e múltiplos fios que, entrelaçados, produziram uma ampla e complexa rede de significações no entorno da imagem do gaucho e do gaúcho. Esses mesmos fios, tramados por tempos e memórias, por anseios e desejos, afora particularizar a imagem do homem do pampa, igualmente descortina seus usos e suas funções.por
dc.description.abstractThe main objective of this doctoral thesis is to analyze the way in which the image of the gaucho and the gaúcho was constructed and consecrated in the Argentine, Uruguayan and Brazilian painting of the 20th century, especially in the painting by Cesáreo Bernaldo de Quirós (1879-1968), Pedro Figari (1861-1938) and Pedro Weingärtner (1853-1929). In this perspective, starting from theoretical-methodological issues that include not only the dialogues that the images interlock, but, especially, their temporal and mnemic links, it was also aimed to establish a relation between the work that celebrated the gaucho and the gaúcho in the twentieth century with those that preceded it. Thus combining the nascent image of the eighteenth and nineteenth centuries with that which was consecrated in the twentieth century, it was intended to define the diverse and multiple threads that, intertwined, produced a wide and complex network of meanings around the image of the gaucho and the gaúcho. These same threads, woven by times and memories, by yearnings and desires, besides particularizing the image of the man from the pampa, also reveals their uses and their functions.eng
dc.description.abstractLa presente tesis doctoral, tiene como objetivo principal analizar la forma con lo cual la imagen gaucha y del gaúcho fue construida y consagrada en la pintura argentina, uruguaya y brasileña del siglo XX, en especial en la pintura de Cesáreo Bernaldo De Quirós (1879-1968), Pedro Figari (1861-1938) y Pedro Weingärtner (1853-1929). En ese sentido, y partiendo de las cuestiones teórico metodológicos que perciben no solamente los diálogos que las imágenes se traban entre sí, pero, sobre todo, en sus encadenamientos temporales y mnémicos, se ha objetivado, también, establecer una relación entre la obra que ha celebrado el gaucho y el gaúcho en el siglo XX junto aquellas que los precedieron. Así, conjugando la imagen de los siglos XVIII y XIX, se pretendió, pues, definir los diversos y múltiples hilos que entrelazados, produjeron una amplia y compleja red de significados acerca de la imagen del gaucho y del gaúcho. Esos mismos hilos, tramados por el tiempo y por memorias, por anhelos y deseos, aparte particularizar la imagen del hombre del pampa, igualmente revela sus usos y funciones.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2017-11-03T16:34:10Z No. of bitstreams: 1 TESE - LUCIANA DA COSTA DE OLIVEIRA - VERSÃO MENOR.pdf: 14177891 bytes, checksum: 99e2fd93dd19fb5b7b8d954e21be268a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Caroline Xavier ([email protected]), reason: Devolvido devido a 1) Diferença de entre o título da capa/título da publicação cadastrada, e o título do restante do material (folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação da banca). 2) Data de defesa cadastrada na publicação (31/08/2017), está diferente da data do arquivo PDF (22/08/2017) on 2017-11-16T17:39:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2017-11-20T19:47:40Z No. of bitstreams: 1 final_corrigido.pdf: 13712674 bytes, checksum: 0fae3ff53f2742992410ac18fecb8139 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-11-28T18:59:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 final_corrigido.pdf: 13712674 bytes, checksum: 0fae3ff53f2742992410ac18fecb8139 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T19:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 final_corrigido.pdf: 13712674 bytes, checksum: 0fae3ff53f2742992410ac18fecb8139 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170387/final_corrigido.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCesáreo Bernaldo de Quiróspor
dc.subjectPedro Figaripor
dc.subjectPedro Weingärtnerpor
dc.subjectGaucho e Gaúchopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPintura Rio-Platensepor
dc.subjectPintura Brasileirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleDa imagem nascente à imagem consagrada : a construção da imagem do gaúcho pelos pincéis de Cesáreo Bernaldo de Quirós, Pedro Figari e Pedro Weingärtnerpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final_corrigido.pdfLUCIANA_DA_COSTA_DE_OLIVEIRA_TES13,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.