Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7687
Document type: Tese
Title: Uma avaliação empírica sobre a aprendizagem colaborativa em Coding Dojo Randori no contexto de desenvolvimento de software
Author: Estácio, Bernardo José da Silva 
Advisor: Prikladnicki, Rafael
Abstract (native): O desenvolvimento de software tem se tornado cada vez mais uma atividade que necessita de um esforço social e colaborativo. Neste cenário, não há apenas a necessidade de desenvolver competências técnicas, mas também de saber trabalhar em equipe. As práticas de codificação colaborativa representam uma importante ferramenta de aprendizagem colaborativa e treinamento entre desenvolvedores. O Coding Dojo Randori (CDR) é uma prática de codificação colaborativa que tem sido adotada de forma crescente na indústria de software e seu principal propósito é a aprendizagem colaborativa. Esta tese tem por objetivo avaliar a aprendizagem colaborativa em CDR. A metodologia de pesquisa foi estruturada em três etapas: Exploratória, Avaliação e Consolidação. Na primeira etapa, realizou-se a caracterização do estado da arte de práticas de codificação colaborativa, assim como a execução de dois estudos de viabilidade de CDR. Na segunda etapa foram conduzidos estudos observacionais e estudos de caso, onde se pôde avaliar com mais ênfase a aprendizagem colaborativa em CDR. A última etapa consolidou os resultados por meio da concepção de um conjunto de diretrizes para apoiar a adoção de CDR com foco na aprendizagem colaborativa. A metodologia de pesquisa deste trabalho possibilitou uma avaliação extensiva de CDR, e a identificação de abordagens que podem ser utilizadas para avaliar a aprendizagem colaborativa em CDR. Os resultados apresentaram uma percepção positiva dos participantes em relação a prática, assim como um entendimento de níveis de colaboração que podem contribuir para a aprendizagem colaborativa.
Abstract (english): Software development has become increasingly an activity that requires a social and collaborative effort. In this context, there is not only a need to develop technical skills but also to know how to develop teamwork skills. Collaborative programming practices are important tools for collaborative learning and training among software developers. The Coding Randori Dojo (CRD) is a collaborative coding practice that has been increasingly adopted in the software industry, and its main purpose is to provide collaborative learning. The goal of this dissertation is to evaluate collaborative learning in CRD. The methodology is structured in three stages: Exploratory, Evaluation and, Consolidation. In the first stage, a characterization of collaborative coding practices was performed, as well as an execution of two feasibility studies. In the second stage, we conducted observational studies and case studies, where collaborative learning has been evaluated with more emphasis. The last stage consolidated the results by the conception of a set of guidelines. The research methodology of this dissertation leads to an extensive evaluation of CRD, and the identification of approaches that can be used to evaluate collaborative learning during the practice. The findings present benefits perceived by the participants regarding CRD, as well an understanding of collaboration levels that can contribute to the collaborative learning.
Keywords: Engenharia de Software
Práticas de Codificação Colaborativa
Coding Dojo Randori
Programação em Par
Aprendizagem Colaborativa
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7687
Issue Date: 28-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_BERNARDO_JOSE_DA_SILVA_ESTACIO_COMPLETO.pdfTexto Completo2.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.