Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/766
Tipo do documento: Dissertação
Título: Respostas ao teste dos contos de fadas em crianças com e sem problemas de aprendizagem
Autor: Bomtempo, Flávia Rosa 
Primeiro orientador: Werlang, Blanca Susana Guevara
Resumo: Os problemas de aprendizagem são dificuldades que estão em pauta nas salas de aula e nos estudos científicos. Assim sendo, o objetivo foi o de compreender aspectos psíquicos em crianças com problemas em termos de aquisição e manutenção do processo da leitura, escrita e cálculos matemáticos. O presente estudo foi elaborado em duas seções: uma teórica e uma empírica. A seção teórica aborda aspectos da literatura sobre o processo de aprendizagem em leitura e escrita, desde o significado que o aprender adquiriu para a formação da sociedade, até as dificuldades que aparecem no processo. Destaca-se o aporte de autores que abordam o tema, considerando fatores orgânicos, emocionais e sociofamiliares. Também, de pensadores psicanalíticos para descrever o momento do desenvolvimento psicossexual de crianças a partir dos seis anos, período que coincide com o início da alfabetização. A seção empírica retrata um estudo quantitativo do tipo transversal, operacionalizado a partir da administração da Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL) e do Teste dos Contos de Fadas (TCF) em uma amostra de 64 crianças, com idade entre 6 e 11 anos. A amostra foi localizada, por conveniência, em escolas públicas e privadas da cidade de Goiânia (GO) e Região Metropolitana e foi dividida em dois grupos: um composto por 32 crianças com Problemas de Aprendizagem (G1), e outro, também com 32 crianças, sem Problemas de Aprendizagem (G2). O TCF foi utilizado para identificar semelhanças e diferenças nas respostas das crianças, relacionadas às 30 variáveis do Sistema de Categorização de Respostas. Os dados obtidos na Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, no Teste Raven e no CBCL foram analisados utilizando-se técnicas de estatística descritiva. Para a comparação entre grupos foi utilizado o Teste Exato de Fisher. Os resultados apontam, com significância estatística, para as seguintes variáveis do Sistema de Caracterização de Respostas do TCF: Necessidade de Afiliação, Preocupação Sexual, Respostas Bizarras, Agressão Oral, Agressão Impulsiva, Ambivalência/Incerteza, Autoestima, Moralidade, Medo de Agressão, Ansiedade/Doença, Ansiedade/Autoimagem, Ansiedade/Morte, Ansiedade/Privação e Relação com a Mãe. As crianças do G1 (com problemas de aprendizagem), demonstram (mais que as do G2) uma autoimagem e autoestima negativas, com necessidades de etapas anteriores, vivenciando sentimentos de incompetência e de perda de coisas ou afetos, e percebem a figura materna rejeitadora e punitiva. Nas respostas das crianças do G2 também foi possível identificar variáveis que denotam temor frente a perigos ou ameaças, ações e agressões primitivas, falta de confiança e medo de punição e culpa. Tais aspectos podem estar vinculados a conflitos inconscientes e, embora estas crianças não apresentem problemas de aprendizagem, não significa que não demonstrem algum tipo de mobilização afetiva
Palavras-chave: PSICOLOGIA
PSICOLOGIA INFANTIL
TESTES PSICOLÓGICOS
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CONTOS DE FADA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BOMTEMPO, Flávia Rosa. Respostas ao teste dos contos de fadas em crianças com e sem problemas de aprendizagem. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/766
Data de defesa: 25-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433740.pdfTexto Completo991,94 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.