Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonotto, Danusa de Lara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706223A7por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2017-08-24T14:23:40Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7632-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata da Modelagem Matemática na Educação Matemática e da Formação Continuada de professores. Está vinculada à linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Tem como objetivo compreender como o agir modelagem – trabalho do professor de Matemática com Modelagem, é (re)configurado nos textos produzidos pelo professor de Matemática durante as vivências e experiências com Modelagem Matemática e Modelagem na Educação. Para tal, fez-se uso do aporte teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), construído por Jean Paul Bronckart e colaboradores, os quais consideram a linguagem produto social e constitutiva do desenvolvimento psíquico humano. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo estudo de caso. A constituição dos dados deu-se por meio da produção escrita de diários dos encontros de formação, diários de planejamento e diários de implementação de tarefas de Modelagem com estudantes da Educação Básica. A análise dos dados empíricos realizou-se considerando os procedimentos de análise do ISD: a análise do contexto de produção e dos níveis de análise textual – organizacional, enunciativo e semântico. O nível organizacional permitiu a identificação do conteúdo temático dos diários, dos actantes postos em cena nos textos e dos tipos de discurso predominantes, os quais evidenciaram a relação de implicação da professora, participante desta pesquisa, com o agir modelagem. O nível enunciativo auxiliou a identificação e compreensão das avaliações da professora acerca do conteúdo temático e o nível semântico permitiu a identificação das figuras interpretativas do agir. Os resultados assinalam que as (re)configurações do agir modelagem estão marcadas nos conflitos estabelecidos na relação da professora com: 1) o trabalho prescrito; 2) o real da atividade; 3) os alunos; 4) o processo de escrita; 5) o seu agir e o agir modelagem; e 6) aspectos inerentes ao processo de Modelagem Matemática e Modelagem na Educação. Cumpre destacar que a professora constrói gradativamente a possibilidade de tornar a Modelagem na Educação um instrumento do seu trabalho e, junto a isso, também é (re)construída a sua agentividade e de seus alunos durante o agir modelagem, a qual efetivou-se na implementação da tarefa de Modelagem na Educação com os estudantes.por
dc.description.abstractThe present research deals with the mathematical modeling in mathematical education and Continuing education of teachers. It is linked to the line of research, teaching and Teacher Education in Science and Mathematics from the Graduate program in Science and Math Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – PUCRS. This research aims to understand how the Act modeling - work of professor of Mathematics with modeling, is (re)configured in the texts produced by professor of Mathematics during the experiences with mathematical modeling and modeling in education. To do this, the methodological-theoretical and analytical contribution of Interactionism Sociodiscursive (ISD) is used, built by Jean Paul Bronckart and collaborators, which consider the social product and language of human psychic development. The methodological approach is qualitative case study type. The Composition of the given data was obtained by means of written work of daily training meetings, diaries of planning and implementation of modeling tasks with students of basic education. The analysis of empirical data was carried out considering the ISD's review procedures: the production context and analysis of the levels of textual analysis-organizational, example and semantic. The organizational level has enabled the identification of the thematic content of the diaries, the actant put in scene in the texts and the predominant discourse types, which showed the relationship of teacher involvement, participant of this research, with the Act Modeling. The enunciatively level assisted the identification and understanding of the teacher's assessments about the thematic content and the semantic level allowed the identification of interpretative figures of the Act. The results indicate that the modeling (re)configurations are marked in the conflicts established in teacher's relationship with: 1) the prescribed work; 2) real of the activity; 3) students; 4) the writing process; 5) your act and the Act modeling; 6) and aspects inherent to the process of mathematical modeling and modeling in education. The following should be noted that the teacher builds gradually the possibility of making education a modeling tool of your work and, with this, it is also (re) built to your agentivity and your students during the Act Modeling, which was accomplished in implementing the task of Modeling in education with students.eng
dc.description.abstractLa presente investigación versa sobre el Modelaje Matemático en la Educación Matemática y la Formación Continuada de profesores. La misma está vinculada a la línea de investigación Aprendizaje, Enseñanza y Formación de Profesores en Ciencias y Matemática del Programa de Posgrado en Educación en Ciencias y Matemática de la Pontificia Universidad Católica del Rio Grande del Sur – PUCRS. Esta investigación tiene como objetivo comprender como el actuar modelaje – trabajo del profesor de Matemática con Modelaje es (re)configurado en los textos producidos por el profesor de Matemática durante las vivencias y experiencias con Modelaje Matemática y Modelaje en la Educación. Para eso, se ha hecho uso del aporte teórico-metodológico y analítico del Interaccionismo Sociodiscursivo (ISD), construido por Jean Paul Bronckart y colaboradores, los cuales consideran el lenguaje producto social y constitutivo del desarrollo psíquico humano. El abordaje metodológico es cualitativo, del tipo estudio de caso. La constitución de los datos se ha dado por medio de la producción escrita de diarios de los encuentros de formación, diarios de planeamiento y diarios de implementación de tareas de Modelaje con estudiantes de la Educación Básica. El análisis de los datos empíricos se realizó considerando los procedimientos de análisis del ISD: el análisis del contexto de producción y de los niveles de análisis textual – organizacional, enunciativo y semántico. El nivel organizacional permitió la identificación del contenido temático de los diarios, de los actantes puestos en cena en los textos y de los tipos de discurso predominantes, los cuales evidenciaron la relación de implicación de la profesora, participante de esta investigación, con el actuar modelaje. El nivel enunciativo auxilió la identificación y comprensión de las evaluaciones de la profesora acerca del contenido temático y el nivel semántico permitió la identificación de las figuras interpretativas del actuar. Los resultados señalan que las (re)configuraciones del actuar modelaje están marcadas en los conflictos establecidos en la relación de la profesora con: 1) el trabajo prescrito; 2) el real de la actividad; 3) los alumnos; 4) el proceso de escrita; 5) su actuar y el actuar modelaje; y 6) aspectos inherentes al proceso de Modelaje Matemática y Modelaje en la Educación. Cumple destacar que la profesora construye gradualmente la posibilidad de tornar el Modelaje en la Educación un instrumento de su trabajo y, junto a eso, también es (re)construida la suya agentividade y de sus alumnos durante el actuar modelaje, la cual se efectivó en la implementación de la tarea de Modelaje en la Educación con los estudiantes.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-08-24T14:23:40Z No. of bitstreams: 1 TES_DANUSA_DE_LARA_BONOTTO_COMPLETO.pdf: 2752439 bytes, checksum: f47f75ec9277eda9291c488668eeb33a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T14:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_DANUSA_DE_LARA_BONOTTO_COMPLETO.pdf: 2752439 bytes, checksum: f47f75ec9277eda9291c488668eeb33a (MD5) Previous issue date: 2017-07-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169764/TES_DANUSA_DE_LARA_BONOTTO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject(Re)configuraçõespor
dc.subjectTrabalho Docentepor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectModelagem na Educaçãopor
dc.subjectFormação Continuada de Professores de Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title(Re)configurações do agir modelagem na formação continuada de professores de matemática da educação básicapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_DANUSA_DE_LARA_BONOTTO_COMPLETO.pdfTexto Completo2,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.