Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7555
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da WebQuest no ensino de física em uma turma do ensino médio, no contexto da educação pela pesquisa
Autor: Rodrigues, Alvori Vidal 
Primeiro orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Resumo: A presente dissertação tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar as contribuições da utilização de uma WebQuest na disciplina de Física no Ensino Médio, no contexto do educar pela pesquisa. Essa investigação foi realizada em um instituto estadual de educação do sul do Brasil, com uma turma de estudantes da 3ª série do ensino médio. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados feita por meio de questionário, diário de campo e produção de materiais produzidos pelos pesquisados, amparado por uma revisão bibliográfica. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam para um aumento da motivação dos estudantes em aprender Física, resultado do interesse despertado pela realização da WebQuest produzida a partir da realidade desses alunos. Apontam, ainda, para a relação da disposição do layout da WebQuest como organizador do pensamento investigativo, gerador de aspectos relacionados com o educar pela pesquisa, com o pensamento reconstrutivo sendo estimulado por essa metodologia, bem como do aumento da cooperação e da construção do conhecimento pelos investigados.
Abstract: The present dissertation aims to present the results of a research whose objective was to evaluate the contributions of the use of the WebQuest in the discipline of Physics in High School, in the context of educating by the research. This was done at a state education institute in the south of Brazil, with a group of high school students. For the accomplishment of this study a qualitative research was carried out, with data collection through questionnaire, field diary and production of materials carried out by the researched ones, supported by a bibliographical review. The method of analysis used was Discursive Textual Analysis (DTA). The results obtained point to an increase in students' motivation to learn Physics as a result of the interest aroused by the achievement of WebQuest produced from the reality of these students. It also points out the relationship between the layout of WebQuest as an organizer of research thinking, which generates aspects related to research education, with the reconstructive thinking being stimulated by this methodology, as well as the increase of cooperation and knowledge construction by the researched ones.
Palavras-chave: WebQuest
Ensino de Física
Educação pela Pesquisa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7555
Data de defesa: 21-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ALVORI_VIDAL_RODRIGUES_COMPLETO.pdfTexto Completo2,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.