Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7548
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção colaborativa do espectador na TV : um estudo sobre o programa Hitrecord on TV
Autor: Lopes, Bruna Vianna 
Primeiro orientador: Tietzmann, Roberto
Resumo: Esta dissertação tem como tema de pesquisa a produção colaborativa do espectador na TV. Nosso objetivo geral é investigar como a produção colaborativa pode se desenvolver no âmbito da televisão. Para isso, vamos analisar o programa Hitrecord on TV, exibido pelo canal a cabo Pivot, nos Estados Unidos. Ao todo, selecionamos quatro episódios (temporada 2014 e 2015) e vamos utilizar o método da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002). O referencial teórico é composto pelos autores Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) e Salaverría, García Avilés e Masip (2012), Tapscott e Williams (2006), Shirky (2011) e outros. Os resultados desta pesquisa mostram que a produção colaborativa depende de quatro fatores para se desenvolver: massificação das tecnologias digitais, excedente cognitivo, conectividade e organização. Dentro de um programa televisivo, a etapa de produção de conteúdo é a fase mais permissiva ao envolvimento do espectador. Nela é possível o participante criar insumos a partir de diretrizes da equipe interna. A contribuição do espectador pode ter formato de texto, de imagem, de vídeo ou de áudio. A adoção da produção colaborativa do espectador nos veículos é uma oportunidade para reduzir custos e inovar no formato, porém a televisão precisará se adaptar a outros fatores como a criação coletiva e a descentralização da produção.
Abstract: This dissertation is about collaborative production. Our general objective is to investigate how collaborative production can develop in the television. For this, we will analyze the program Hitrecord on TV, screened by cable channel Pivot, in the United States. We selected four episodies (season 2014 and 2015) and we will use the Thompson Depth Hermeneutics method (2002). The theoretical reference is composed of the authors Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) and Salaverría, García Avilés and Masip 2012), Tapscott and Williams (2006), Shirky (2011) and others. The results of this research show that collaborative production depends on four factors to develop: massification of digital technologies, cognitive surplus, connectivity and organization. Within a television program, the stage of content production is the most permissive phase of the viewer's involvement. It is possible for the participant to create inputs from internal team guidelines. The viewer's contribution may be in text, image, video or audio format. The adoption of collaborative production of the viewer in vehicles is an opportunity to reduce costs and innovate in the format, but the television will have to adapt to other factors like the collective creation and the decentralization of the production.
Palavras-chave: Comunicação
Televisão
Produção Colaborativa
Hitrecord on TV
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7548
Data de defesa: 26-Abr-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_BRUNA_VIANNA_LOPES_COMPLETO.pdfTexto Completo1,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.