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dc.creatorMarson, Fernando Pinho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778875U8por
dc.contributor.advisor1Musse, Soraia Raupp-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784508A2por
dc.date.accessioned2017-06-30T18:42:52Z-
dc.date.issued2012-08-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7545-
dc.description.resumoEste trabalho descreve um modelo computacional para a geração procedural de ambientes virtuais semânticos, os quais podem ser utilizados em jogos e na realização de simulações comportamentais com grupos e multidões de agentes virtuais autônomos. O processo de criação dos ambientes se dá a partir de informações semânticas fornecidas pelo usuário que tem como base um modelo mental abstrato. Este modelo mental serve como ponto de partida para a especificação das relações existentes entre os diversos espaços que devem ser criados no ambiente virtual. O modelo computacional proposto trabalha em duas linhas distintas: criação de ambientes residenciais (casas e apartamentos) e geração de ambientes amplos. Ambientes virtuais amplos podem ser entendidos como construções virtuais mais complexas, como shopping centers, aeroportos e galerias comerciais. Para cada um dos tipos de ambiente é utilizado um método distinto, melhor adequado para tratar os problemas existentes em cada situação. Após a realização das subdivisões dos espaços, a sequência de etapas volta a confluir, mantendo uma arquitetura única para a geração do ambiente virtual. Como saída são obtidos arquivos de geometria e de descrição semântica que podem ser utilizadas em diferentes aplicações nas áreas de jogos, computação gráfica e de simulação.por
dc.description.abstractThis work describes a computational model to generate semantic virtual environments procedurally, which can be used in games and behavioral simulations of crowds and groups of autonomous virtual agents. The process of creating environments, starts with a set of semantic information provided by the user. Such information are based on an abstract mental model, which describes relationships among the spaces that should be created. The proposed approach works in two different ways: building residential environments (i.e. houses and apartments) and also large environments. Large environments can be understood as complex virtual buildings, e.g., shopping malls, airports or train stations. For each type of environment is used a distinct method, more suitable to treat the specific environmental issues. After subdivide all spaces, the flow turns to become one again. As output we have geometry files and semantic description files that can be used in different applications as games and behavioral crowd simulations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-30T18:42:52Z No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDO_PINHO_MARSON_COMPLETO.pdf: 2230276 bytes, checksum: d3c096fc249a7901be303718ecb561ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-30T18:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDO_PINHO_MARSON_COMPLETO.pdf: 2230276 bytes, checksum: d3c096fc249a7901be303718ecb561ba (MD5) Previous issue date: 2012-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169225/TES_FERNANDO_PINHO_MARSON_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientes Virtuaispor
dc.subjectGeração Procedural de Conteúdopor
dc.subjectSemânticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleGeração procedural de ambientes virtuais semânticospor
dc.title.alternativeProcedural generation of semantic virtual environmentseng
dc.typeTesepor
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