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dc.creatorMartins, João Paulo Capelli-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350279P8por
dc.contributor.advisor1Espartel, Lélis Balestrin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1por
dc.contributor.advisor-co1Brasil, Vinícius Sittoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0por
dc.date.accessioned2017-06-30T18:22:59Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7524-
dc.description.resumoEntender os motivos escolhidos pelos consumidores para adoção e o uso de tecnologias, em especial as comunicações mediadas por computadores (CMC), representa uma questão fundamental tanto do ponto de Vista acadêmico quanto gerencial, sendo objeto de diversos estudos teóricos e empíricos. Partindo deste questionamento central, o presente estudo analisou duas teorias de diferentes vertentes: a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e a Teoria de Usos e Gratificações (TUG) junto a uma amostra de usuários de mensagens digitais (371 casos). Com o uso de procedimentos de modelagem de equações estruturais, foi testado um modelo integrando essas duas correntes teóricas empregadas para explicar a adoção e o uso de tecnologias de comunicação digital. Os resultados apontam para um impacto de variáveis da TCP como a atitude sobre a intenção de uso de CMC. Além disso, identificou-se o impacto do Controle Percebido sobre o comportamento de uso de mensagens digitais. Os constructos da TUG exercem um efeito positivo em relação a TCP, por meio das variáveis Entretenimento, Prazer Percebido e Interação Social sobre a Atitude. Além disso, foi verificado na pesquisa que a Atitude, quando incorporada ao modelo estrutural completo, torna-se um agente de mediação na relação entre as variáveis Entretenimento/Prazer Percebido e a Intenção de Uso de tecnologias de comunicação medidas por computadores. Com base nos resultados, contribuições para o conhecimento acadêmico da área de comportamento do consumidor, bem como suas limitações e desdobramentos para futuros estudos, são apresentados neste trabalho.por
dc.description.abstractUnderstanding witch motives are chosen by consumers for adoption and the use of technologies, especially about computer-mediated communications (CMC), represents a fundamental issue both from the academic and managerial point of view, being the subject of several theoretical and empirical studies. Based on this central question, the present study analyzed two theories of different aspects: The Theory of Planned Behavior (TPB) and the Uses and Gratification Theory (UGT) with a sample of users of digital messages (371 cases). With the use of structural equation modeling procedures, a model was tested integrating these two theoretical currents used to explain the adoption and use of digital communication technologies. The results show an impact of TPB variables as attitude with intention to use an CMC. In addition, it was identified the impact of Perceived Control over the behavior of using digital messages. The UGT constructs have a positive effect on TPB also, throughout the variables Entertainment, Pleasure Perceived and Social Interaction over Attitude. In addition, it was verified in this research that Attitude, when incorporated into the complete structural model, becomes a mediating agent in the relationship between Entertainment/Enjoyment Perceived variables and the Intention to Use communication technologies. Based on the results, contributions to the academic knowledge of consumer behavior, as well limitations and developments for future studies are presented in this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-30T18:22:59Z No. of bitstreams: 1 TES_JOAO_PAULO_CAPELLI_MARTINS_COMPLETO.pdf: 9245905 bytes, checksum: b39758774bc62641e234c869463002e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-30T18:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_JOAO_PAULO_CAPELLI_MARTINS_COMPLETO.pdf: 9245905 bytes, checksum: b39758774bc62641e234c869463002e0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169175/TES_JOAO_PAULO_CAPELLI_MARTINS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do Consumidorpor
dc.subjectAdoção e Uso de Tecnologiaspor
dc.subjectTeoria do Comportamento Planejado (TCP)por
dc.subjectTeoria de Usos e Gratificações (TUG)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAdoção e uso de comunicações mediadas por computadores : uma análise sob a ótica integrativa das teorias do comportamento planejado e teoria de usos e gratificaçõespor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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